
PRF registra sete mortes e 110 acidentes na Operação Semana Santa – Tiradentes 2025
Das sete mortes, três ocorreram em atropelamentos


Sete pessoas morreram durante a Operação Semana Santa – Tiradentes 2025, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre os dias 17 e 21 de abril, nas rodovias federais do Paraná. Ao todo, foram registrados 110 acidentes e 119 feridos, segundo balanço divulgado pela corporação nesta segunda-feira (22).
Das sete mortes, três ocorreram em atropelamentos nas BRs 376 e 277. As ocorrências aconteceram à noite, nos municípios de São José dos Pinhais, Mandaguaçu e Morretes. Os demais casos envolveram colisões: duas frontais, em Quitandinha e Corbélia; uma lateral, em Ibiporã; e outra com objeto estático na pista, também em Morretes, durante a tarde.
A análise dos dados revela que 42,8% das mortes ocorreram por atropelamento, enquanto 57,2% resultaram de colisões. A maioria dos acidentes aconteceu à noite e sob pista seca. Apenas um caso foi registrado em pista molhada, na BR-369, em trecho de curva.
Durante os cinco dias de fiscalização, a PRF abordou 8.374 veículos e fiscalizou 10.667 pessoas. Foram aplicados 7.440 testes de etilômetro, com quatro motoristas presos por embriaguez ao volante. No total, 5.225 infrações foram registradas, e 325 veículos foram recolhidos por irregularidades.
O uso de radares portáteis ajudou a identificar 14.069 motoristas em excesso de velocidade. A média foi de quase dois flagrantes por minuto, evidenciando o desrespeito generalizado aos limites estabelecidos.
A Operação Semana Santa – Tiradentes 2025 teve como objetivo aumentar a segurança viária e reduzir os acidentes em um dos períodos com maior fluxo nas estradas. Segundo a PRF, o foco foi coibir comportamentos de risco e promover a prevenção de sinistros.
(OBemdito com informações Assessoria PRF)