
Solidariedade mobiliza moradores após incêndio destruir mercado em distrito de Altônia; com vídeo
Viralizou: o cenário de destruição, no entanto, deu lugar a uma comoção comunitária rara

Um gesto coletivo de solidariedade tem mobilizado moradores do distrito de São João, em Altônia, após um incêndio de grandes proporções destruir, na manhã do Domingo de Páscoa (20), cerca de 80% do Mercado União — o principal estabelecimento comercial da região, que funcionava há quase quatro décadas.
A suspeita inicial é de que o fogo tenha sido causado por um curto-circuito durante o início da manhã nos setores de refrigeradores. As chamas se espalharam rapidamente e comprometeram boa parte da estrutura, deixando o espaço inoperante.
O cenário de destruição, no entanto, deu lugar a uma comoção comunitária rara: logo após o incêndio ser controlado, dezenas de moradores se reuniram espontaneamente para ajudar na limpeza e tentar resgatar o que fosse possível dos escombros.
O mercado, que pertence à família Campinas, era um ponto de referência para os moradores do distrito. Além de ser o único da região com açougue e frutaria, o espaço funcionava como ponto de encontro da comunidade.
Amiga da família proprietária, a moradora Viviane Mangini decidiu agir. Comovida com a situação, ela criou uma campanha de arrecadação on-line para ajudar na reconstrução do mercado.
“Era o único mercado, por exemplo, que tinha açougue e frutaria, e por isso fará muita falta para a população do distrito. E, coincidência ou não, a união, que é justamente o nome do mercado, está fazendo a diferença”, afirmou Viviane.
Enquanto a campanha ganha força nas redes sociais, moradores seguem organizando mutirões e arrecadações locais para acelerar a recuperação do espaço.
A expectativa é de que, com apoio coletivo, o Mercado União possa reabrir as portas ainda este ano — como símbolo da força e da união da própria comunidade que o viu nascer.
Para ajudar a reconstruir o mercado, a amiga da família criou uma vakinha on-line: Chave PIX 127.789.919-30, em nome de André de Oliveira Campinas.
Combate às chamas
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a corporação de Altônia enviou dois caminhões para o local, além de uma caminhonete enviada pelo 6º Subgrupamento de Umuarama.
Quatro bombeiros atuaram no combate às chamas e no rescaldo do incêndio. O trabalho contou também com o apoio da Defesa Civil da cidade de Pérola, que auxiliou na contenção das chamas.