Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Papa Francisco: corpo do pontífice é transferido à Basílica de São Pedro

Participaram da cerimônia cardeais, patriarcas, o cardeal camerlengo Kevin Farrell e o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, dom Diego Ravelli

Papa Francisco: corpo do pontífice é transferido à Basílica de São Pedro
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 23 de abril de 2025 às 08h55 - Modificado em 23 de abril de 2025 às 09h02

Na manhã desta quarta-feira (23) teve início o cortejo fúnebre do Papa Francisco, que faleceu na segunda-feira (21). A primeira etapa do adeus aconteceu na Casa Santa Marta, residência papal no Vaticano, onde o pontífice vivia desde o início de seu papado. Lá, foi realizada uma oração introdutória na capela, marcando o início do rito de despedida.

A procissão solene

Após a oração, teve início a procissão solene em direção à Basílica de São Pedro. Participaram da cerimônia cardeais, patriarcas, o cardeal camerlengo Kevin Farrell e o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, dom Diego Ravelli. O corpo do Papa foi transportado em um caixão carregado pelos “sediários” pontifícios, que o levaram pela Via della Sacrestia.

O cortejo passou pela Praça dos Protomártires Romanos e seguiu em direção à Praça São Pedro, atravessando o Arco dos Sinos. Durante o percurso, cerca de 20 mil pessoas saudaram o corpo de Francisco com longos aplausos e orações emocionadas, demonstrando carinho e reverência ao Papa que marcou seu pontificado por uma postura próxima ao povo e por uma abordagem mais simples e direta da fé.

Papa Francisco Corpo Do Pontífice é Transferido à Basílica De São Pedro 1
Fotos e vídeo: Reprodução/Vatican News

Homenagem pública na Basílica

Assim que a procissão entrou na Basílica de São Pedro, o caixão foi levado até o Altar da Confissão, um dos pontos mais simbólicos do templo, e colocado no chão, de forma simples, como era o estilo do Papa.

A partir das 11h, teve início a homenagem dos fiéis, que puderam se aproximar do caixão e prestar suas últimas despedidas. A Basílica permanecerá aberta ao público até a meia-noite desta terça-feira para permitir que o maior número possível de pessoas possa se despedir.

Programação para os próximos dias

Na quinta-feira (24), a Basílica será reaberta às 7h da manhã e permanecerá acessível até a meia-noite. Na sexta-feira (25), véspera do funeral, o horário de visitação será das 7h às 19h. O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde vai ser sepultado, conforme pedido do pontífice.

A cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

Papa Francisco Corpo Do Pontífice é Transferido à Basílica De São Pedro 2

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas