
Umuarama é a sétima cidade mais arborizada do Brasil, aponta IBGE
De acordo com levantamento do IBGE, 96,5% dos domicílios locais contam com a presença de árvores no entorno


O mais recente Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que Umuarama está entre as 10 cidades mais arborizadas do Brasil, na sétima posição. De acordo com o levantamento, 96,5% dos domicílios locais contam com a presença de árvores no entorno.
Isso quer dizer que mais de 41 mil lares são beneficiados por áreas verdes, uma posição de destaque que coloca o município ao lado de cidades reconhecidas nacionalmente pela arborização, como Maringá e Londrina.
Esse índice expressivo é muito superior tanto à média nacional, de 63,7% dos domicílios urbanos arborizados, quanto à média estadual do Paraná, que está em 83,9%. Os dados evidenciam o empenho do município em promover um ambiente mais equilibrado e saudável para a população.
Confira a lista dos 15 municípios mais arborizados do Brasil, segundo o IBGE:
1. Birigui – SP
2. Sertãozinho – SP
3. São José do Rio Preto – SP
4. Maringá – PR
5. Dourados – MS
6. Londrina – PR
7. Umuarama – PR
8. Araçatuba – SP
9. Ourinhos – SP
10. Jaú – SP
11. Araraquara – SP
12.Marília – SP
13.Toledo – PR
14. Sinop – MT
15. Rondonópolis – MT
Planejamento urbano eficiente
Mas o destaque de Umuarama não está restrito apenas à arborização urbana. Segundo o IBGE, a cidade se sobressai também em outros aspectos urbanos positivos, sendo reconhecida pelo planejamento urbano eficiente e a oferta de espaços públicos amplos e bem cuidados.
Praças, avenidas e ruas largas, todas com vegetação abundante, fazem parte do cotidiano e contribuem para o conceito de “cidade jardim” que acompanha o município há décadas.
Unidades de conservação
O município conta com áreas de lazer e unidades de conservação distribuídas de forma estratégica, o que incentiva o convívio social e o contato com a natureza.
A grande quantidade de árvores e áreas verdes proporciona melhora na qualidade do ar, ameniza as altas temperaturas, incentiva a prática de atividades físicas ao ar livre e confere bem-estar no dia a dia da população.
Referência regional
Apesar de não ser uma grande capital, Umuarama aparece no levantamento do IBGE como exemplo de equilíbrio entre desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental, servindo de referência para cidades de porte semelhante em todo o Paraná.
O município mantém políticas de incentivo ao reflorestamento, preservação de jardins públicos e fiscalização contra o desmatamento em áreas urbanizadas, evidenciando a preocupação com o futuro sustentável.
Segundo especialistas, a posição de destaque de Umuarama demonstra que municípios de médio porte também podem ser referência quando o assunto é sustentabilidade, arborização e qualidade urbana.
O modelo adotado pela cidade reforça a importância do planejamento, das políticas públicas voltadas ao meio ambiente e do envolvimento da comunidade na preservação dos espaços verdes.