
Vaticano detalha cerimônias de fechamento do caixão e sepultamento do Papa Francisco
A cerimônia segue os protocolos do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, livro litúrgico que orienta os ritos fúnebres de um papa


O velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, entrou em seu segundo dia nesta quinta-feira (24), reunindo uma multidão de fiéis que querem se despedir do pontífice. O fechamento do caixão está marcado para uma hora após o fim do velório público, às 15h (horário de Brasília), nesta sexta-feira (25). A cerimônia segue os protocolos do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, livro litúrgico que orienta os ritos fúnebres de um papa.
O mestre de cerimônias litúrgicas, Diego Ravelli, dará início à solenidade com a leitura de uma ata oficial. Esse documento será assinado por algumas das autoridades presentes. Durante a cerimônia, religiosos alternarão rezas em latim com momentos de silêncio.
Ravelli cobrirá o rosto de Francisco com um véu de seda branca, aspergirá água benta sobre o corpo e colocará dentro do caixão uma bolsa contendo moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado, além de um tubo com a ata oficial — selada pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas do Vaticano.
Na sequência, será fechada a tampa de zinco do caixão, que traz uma cruz, o brasão do pontífice, além de uma placa com seu nome, a duração de sua vida e de seu papado. O caixão será selado e receberá os selos do Cardeal Camarlengo da Santa Igreja Romana, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano. Por fim, a tampa de madeira será colocada, também com a cruz e o brasão do papa Francisco.
Logo após o fechamento, será celebrada a missa Exéquia, em homenagem ao pontífice.
Cortejo e sepultamento
Na manhã de sábado (26), o corpo do papa Francisco será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, onde ocorrerá o sepultamento. O Vaticano não divulgou o destino do caixão entre a noite de sexta e a manhã de sábado.
Ao chegar à Basílica, o caixão será conduzido até o local da sepultura. Novamente, Ravelli conduzirá rezas em latim, e mais selos serão colocados sobre o caixão, incluindo os do camarlengo Kevin Farrell e de outras instituições vaticanas.
O caixão será então depositado na tumba, com novo rito de aspersão de água benta. Em seguida, o notário do Capítulo Liberiano redigirá um documento oficial que atesta o sepultamento. O texto será lido aos presentes e assinado pelo camarlengo, pelo Regente da Casa Pontifícia, por Ravelli e pelo próprio notário.
A partir deste momento, será iniciado o período oficial de nove dias de luto da Igreja Católica. Como parte das homenagens, uma missa em sufrágio ao papa Francisco será realizada na Basílica de São Pedro no domingo (27), às 10h30 no horário local (5h30 de Brasília).
Funeral será realizado neste sábado
O funeral de Francisco está marcado para a manhã de sábado, às 5h no horário de Brasília. A cerimônia deve contar com a presença de autoridades civis e religiosas, além de representantes de outras denominações cristãs e religiões, além de fiéis de diversas partes do mundo.
Com essas cerimônias, o Vaticano encerra um ciclo e dá início ao luto oficial pela morte de Francisco, papa que marcou seu pontificado por mensagens de acolhimento, simplicidade e defesa dos mais pobres.
Leia também: Sepultamento do Papa Francisco será realizado na Basílica de Santa Maria Maggiore no sábado
Velório público segue com grande participação
Desde a reabertura da Basílica ao público às 2h da madrugada (horário de Brasília), nesta quinta-feira (24), cerca de 48.600 pessoas já haviam passado pelo local até as 8h30 da manhã no horário de Roma (3h30 no Brasil), de acordo com dados divulgados pela Santa Sé.
Na quarta-feira (23), o movimento intenso de fiéis fez com que o encerramento das visitas fosse adiado. O fechamento oficial da Basílica ocorreu por volta das 20h50 (horário de Brasília), quase duas horas além do previsto. Durante a tarde do mesmo dia, o Vaticano já havia contabilizado mais de 20 mil visitantes. A despedida segue até às 14h (horário de Brasília) desta sexta-feira (25).