
Homem é preso por uso de fogo em área agrossilvopastoril em Querência do Norte
A ação resultou também na aplicação de um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 42 mil


Um homem foi preso na quinta-feira (24) em Querência do Norte, no noroeste, por uso de fogo em área agrossilvopastoril. A detenção ocorreu durante a Operação Protetor das Fronteiras Divisas e Biomas, que reúne forças de segurança pública e órgãos ambientais.
Segundo informações da equipe Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), o homem havia sido orientado por telefone a comparecer à base Trarbach no dia 13 de março. O objetivo era prestar esclarecimentos sobre um foco de incêndio identificado em uma área agrossilvopastoril. No entanto, ele não se apresentou.
Diante da ausência, os agentes iniciaram buscas e descobriram que o suspeito possuía um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia. A equipe conseguiu localizá-lo nesta quinta-feira. Ele foi autuado administrativamente pelo uso indevido do fogo e conduzido para cumprimento do mandado judicial.
A ação resultou na aplicação de um Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 42 mil. Também foram embargados 20,83 hectares da área queimada ilegalmente.
A Operação Protetor das Fronteiras Divisas e Biomas é coordenada pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios. Ela visa coibir crimes ambientais em regiões estratégicas, com foco especial no uso de fogo não autorizado.
A prática de incêndios em áreas rurais sem autorização do órgão ambiental competente é considerada infração grave. Além das sanções administrativas, os envolvidos podem responder por crimes ambientais.
