Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama reabre cadastro para castração gratuita de pets

A esterilização será feita na clínica veterinária da Saau

Foto: Assessoria PMU
Prefeitura de Umuarama reabre cadastro para castração gratuita de pets
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 24 de abril de 2025 às 17h00 - Modificado em 24 de abril de 2025 às 17h03

A Prefeitura de Umuarama anunciou a reabertura do cadastro para castração gratuita de cães e gatos. A nova etapa do projeto Melhor Amigo começa em 5 de maio. A iniciativa é voltada a tutores inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O atendimento será presencial, no balcão da Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal. O local fica no segundo piso do Paço Municipal. O horário para cadastro é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Para realizar a inscrição, o tutor precisa apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e a folha resumo atualizada do CadÚnico. O documento pode ser obtido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Também é exigida uma foto do animal a ser castrado. O programa atende cães e gatos de ambos os sexos, com idade mínima de sete meses.

As vagas para a castração gratuita de pets são limitadas e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada. “As inscrições encerram assim que atingirmos a capacidade prevista”, informou José Guilherme de Oliveira Junior, coordenador do projeto.

Após a liberação das cirurgias, a equipe realizará visitas domiciliares. O objetivo é verificar a veracidade dos dados fornecidos. Inscrições com informações falsas serão canceladas. As cirurgias devem ocorrer ao longo do mês de maio.

A esterilização será feita na clínica veterinária da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau). A cirurgia é gratuita, mas o tutor deverá pagar por um exame de sangue. O teste é obrigatório para garantir a saúde do pet antes da operação.

O projeto Melhor Amigo integra as políticas públicas de bem-estar animal da cidade. A castração gratuita de pets busca controlar a população de animais de rua e evitar abandonos.

(OBemdito com informações Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas