
Simulação de acidente de trânsito no centro de Umuarama chama a atenção
A simulação de um acidente de trânsito chamou a atenção de quem passava pelo centro de Umuarama na tarde desta […]


A simulação de um acidente de trânsito chamou a atenção de quem passava pelo centro de Umuarama na tarde desta quinta-feira (23). Trata-se de uma ação de conscientização da Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu no entorno da praça Miguel Rossafa.
Participaram as equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Os integrantes colocaram na pista um automóvel e uma motocicleta (que teriam colidido) e um boneco para simular a vítima. Foram dispostos os equipamentos para realizar o socorro, equipes e veículos.
Umuarama registra um grande número de acidentes de trânsito, a maioria envolvendo motociclistas. Apenas no primeiro semestre deste ano foram sete mortes, seis de condutores de motos e uma de pedestre. A maioria dos acidentes são por imprudência: velocidade, embriaguez e falta de CNH por parte do condutores.
Umuarama soma 412 acidentes de trânsito em 2021 (em todo o ano passado foram 440). A intenção é mostrar a importância da direção defensiva e da obediência à sinalização de trânsito. “A maioria das colisões envolve motociclistas, seja com veículos, quedas e moto contra moto – inclusive com mortes”, disse o inspetor Valdiney Rissato, comandante da Guarda Municipal de Umuarama.
A diretora da Umutrans, Dianês Piffer, disse que cenas de acidentes são corriqueiras na cidade. “Queremos fazer a população perceber que isso não é normal. É preciso tomar os cuidados e respeitar as normas de trânsito porque pessoas estão morrendo nas nossas ruas, e muitas são ainda jovens”, alertou.
O tenente Ramalho, comandante do Pelotão de Trânsito do 25º Batalhão da Polícia Militar, disse que o alto número de vítimas justifica o foco no motociclista, na Semana do Trânsito.
“O objetivo é impactar os motoristas, principalmente condutores de motos, a serem mais prudentes e atenciosos, evitando a direção sob efeito de álcool, o excesso de velocidade, uso de celular na direção, enfim, as desatenções geralmente relacionadas aos acidentes que atendemos diariamente”, apontou.
Conforme os números, a média neste ano tem sido de 2,3 acidentes atendidos todos os dias. “Contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal para esta simulação, com os procedimentos e equipamentos usados em situações reais”, finalizou.

DIA DO AGENTE DE TRÂNSITO
A diretora da Umutrans aproveitou a ação para felicitar os agentes de trânsito pelo transcurso do dia da categoria (23/09). “Parabenizo os nossos agentes de trânsito de Umuarama, tanto da Guarda Municipal quanto da Polícia Militar, pelo empenho e dedicação. Apesar de serem poucos, eles prestam um serviço muito importante à sociedade, ajudando a salvar vidas, sempre com bons resultados. Esse trabalho às vezes passa despercebido, mas é fundamental para a segurança no trânsito”, completou Dianês Piffer.
(Redação OBemdito e Assessoria PMU)