Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inmet emite alerta para chuvas intensas em 16 estados brasileiros, incluindo o Paraná

Há previsão de chuvas e ventos fortes

Áreas do Brasil que podem ser atingidas pelo alerta. (Imagens: Inmet)
Inmet emite alerta para chuvas intensas em 16 estados brasileiros, incluindo o Paraná
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 25 de abril de 2025 às 14h58 - Modificado em 25 de abril de 2025 às 15h16

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (25), um alerta amarelo para chuvas intensas que devem atingir 16 estados do Brasil, incluindo o Paraná. O aviso entra em vigor às 10h deste sábado (26) e permanece ativo até às 10h de domingo (27).

Segundo o Inmet, são esperadas chuvas com volumes entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm no acumulado diário. Além disso, há previsão de ventos fortes com velocidades variando entre 40 e 60 km/h.

Segundo o órgão, os riscos associados incluem cortes de energia elétrica e danos em plantações. Além disso também há risco de queda de galhos de árvores e alagamentos, embora a probabilidade seja considerada baixa.

Recomendações

O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem buscar abrigo sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, devem evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se for possível, para evitar acidentes.

Se necessário, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Áreas afetadas

Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Zona da Mata, Oeste Maranhense, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Sul Goiano, Vale do Rio Doce. Presidente Prudente, Central Espírito-santense, Leste Maranhense, Marajó, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul. Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte Maranhense, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sul Baiano, Sul Espírito-santense. Baixo Amazonas, Jequitinhonha, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, São José do Rio Preto, Sudoeste Paraense, Norte de Roraima, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano.

Noroeste Paranaense, Centro Amazonense, Metropolitana de Belo Horizonte, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Norte do Amapá, Sudoeste Amazonense, Oeste Paranaense, Metropolitana de Belém, Araçatuba, Norte Central Paranaense, Sul Amazonense, Pantanais Sul Mato-grossense, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Goiano, Ocidental do Tocantins, Centro Maranhense, Ribeirão Preto, Sudoeste Mato-grossense, Centro Ocidental Paranaense, Oeste de Minas, Noroeste de Minas, Norte Amazonense, Norte de Minas, Distrito Federal, Madeira-Guaporé, Sul/Sudoeste de Minas, Sul de Roraima, Vale do Juruá e Sul do Amapá.

Inmet Emite Alerta Para Chuvas Intensas
Áreas do Paraná que podem ser atingidas pelo alerta.

Previsão do tempo para o Paraná

A madrugada desta sexta-feira (25) foi marcada por variação de nuvens em todas as regiões do Paraná. Entre o Norte Pioneiro, o Sudeste e o Litoral, a cobertura de nuvens foi mais significativa, com registro de chuvas fracas e isoladas nas últimas horas.

Nas regiões Central, Oeste, Sul e Sudoeste do estado, a nebulosidade esteve presente durante a noite, mas não houve ocorrência de chuva. Já no Noroeste, novas áreas de instabilidade se formaram ao longo da madrugada e ganharam força com o amanhecer, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade.

As temperaturas mínimas permaneceram amenas em boa parte do estado, variando entre 12 °C e 15 °C, especialmente entre o Norte Pioneiro, a faixa Central, o Sudoeste, o Sul e a Região Metropolitana de Curitiba.

No final da manhã, ainda houve registro de chuva fraca no extremo norte do Paraná, próximo à divisa com o estado de São Paulo. Por outro lado, nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, o sol voltou a aparecer e predomina inclusive entre a RMC e o Litoral.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas