Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Cão é resgatado em estado de abandono em Umuarama

O animal, um cão da raça pit bull, macho e de grande porte, estava visivelmente desnutrido e com alopécia

Segundo os vizinhos, os moradores teriam se mudado e deixado o cachorro preso no quintal, sem acesso a água ou comida (Foto PMU)
Cão é resgatado em estado de abandono em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 25 de abril de 2025 às 17h26 - Modificado em 25 de abril de 2025 às 17h26

A Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal de Umuarama resgatou, nesta quinta-feira (24), um cachorro em situação de abandono em uma residência na rua Belém, na Zona III da cidade. A operação foi motivada por uma denúncia anônima de maus-tratos. A casa estava fechada e os moradores não foram encontrados.

O animal, um cão da raça pit bull, macho e de grande porte, estava visivelmente desnutrido e com alopécia (queda de pelos) na região da cabeça, de acordo com o chefe do setor de Proteção e Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Junior.

“Ele está bem magro e vinha sobrevivendo com a ajuda de vizinhos, que há cerca de 15 dias o alimentavam por uma fresta do portão”, relatou.

Segundo os vizinhos, os moradores teriam se mudado e deixado o cachorro preso no quintal, sem acesso a água ou comida. O imóvel está registrado, segundo dados da Prefeitura, em nome de uma pessoa residente em Cascavel.

Com apoio da Polícia Ambiental, a equipe conseguiu acesso ao local e realizou o resgate. O animal passou por avaliação clínica e foi diagnosticado com desnutrição, desidratação, leve anemia e a queda de pelos na cabeça. Apesar do estado debilitado, o cão se mostrou dócil e foi encaminhado ao canil da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), onde receberá tratamento adequado.

A situação configura infração à lei municipal nº 4.754/2024, que trata dos maus-tratos a animais. A ocorrência foi encaminhada à 7ª Subdivisão Policial e será alvo de inquérito para apurar as responsabilidades.

(OBemdito com informações da assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas