
O verde voltou a reinar em Umuarama! Hoje é uma das cidades mais arborizadas do Brasil!!!
Pesquisa do IBGE com dados do Censo 2022 comprova que ela está em 7° lugar com 96,6%!!!


Se nos tempos da fundação e colonização de Umuarama e do Noroeste paranaense, nas décadas de 1950 e 60, a gente assistiu a maior devastação de florestas da história do Paraná, hoje estamos vivendo uma realidade inversa: A Capital da Amizade está dando uma verdadeira lição ecológica de amor ao meio ambiente!
Umuarama, que depois de derrubar incontáveis quilômetros quadrados de florestas começou a sua história como cidade num imenso território completamente “deserto”, hoje está colorida de verde de ponta a ponta em sua geografia urbana! Avenidas, ruas e praças ostentam o belo colorido da Mãe Natureza graças ao trabalho encantador de várias gerações.
Nas sete décadas posteriores à fundação da cidade, as administrações municipais e outros órgãos públicos ligados à preservação ambiental investiram alto no plantio de diversas espécies de árvores, que além de dar um show de paisagismo, elas contribuem para que a nossa gente viva num clima mais saudável, afinal de contas os nossos verões são realmente terríveis por causa das altas temperaturas e, se não tivesse acontecido esse “reflorestamento urbano”, realmente estaríamos em ambientes terrivelmente doentios e perigosos para a nossa sobrevivência.

A CIDADE COMEÇOU SEM UMA ÁRVORE…
Se observarem as imagens antigas do tempo em que teve início a fase das construções residenciais e empresariais poderão observar que não havia uma árvore sequer nas recém abertas vias públicas tanto no centro como nos bairros que estavam surgindo. Preservadas foram apenas as florestas que hoje são os nossos maravilhosos Bosque do Índio e Bosque Uirapuru, verdadeiros “cartões postais ecológicos”.

Também foram poupadas) temporariamente) da derrubada as gigantes perobas que inicialmente davam sombras na velha “Praça das Perobas”, que vinte anos depois da fundação não escaparam das motoserras e foram destruídas para dar lugar à moderna Praça Santos Dumont!

Nas imagens atuais podemos admirar – e comemorar! – que, começando pela via principal, a Avenida Paraná, que corta a cidade de ponta a ponta exibe belíssimas e portentosas árvores, e que toda a geografia urbana está adornada pela arborização! O mesmo acontece com todos os bairros até a fronteira entre a urbe e a zona rural, onde durante o decorrer das décadas foram plantadas várias espécies que hoje formatam cenários verdes diferentes

HOJE UMUARAMA É REFERÊNCIA ECOLÓGICA NACIONAL, RECONHECIDA COM UMA BELA “CIDADE VERDE”
Todo esse monumental trabalho de transformar a Capital da Amizade numa admirável “cidade verde” no decorrer de tantos anos agora teve reconhecimento nacional! Neste momento está repercutindo em todo o País a pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados do Censo 2022. Cerca de 30 mil agentes coletaram características dos trechos das vias onde moram as pessoas e constataram que quase 115 milhões de brasileiros moram em ruas com ao menos uma árvore!

Inacreditável, que num país gigante como é o Brasil essa seja a realidade atual, mostrando o caos que viraram as cidades que não dão a mínima importância para a preservação do meio ambiente onde vivem! Vivem?, eu disse vivem??? Isso não é viver, é colocar a vida em permanente risco diante das terríveis mudanças climáticas que existem atualmente no planeta…

E para a nossa sorte e alegria Umuarama dá uma verdadeira lição de como saber viver: Ela está entre as cidades com mais de 100 mil habitantes com maiores proporções de moradores em áreas arborizadas! Ela classificou-se em SÉTIMO LUGAR COMO A CIDADE MAIS ARBORIZADA DO BRASIL, COM 96,6%!!!
Repetindo: Ela é a SÉTIMA cidade mais verde do Brasil!!!

Um detalhe que merece atenção especial: O IBGE considerou apenas arborização em áreas públicas, ou seja, excluiu da contagem árvores em quintais das casas, por exemplo. Isso quer dizer, cá pra nós, que Umuarama é ainda mais verde do que mostrou a pesquisa do IBGE porque aqui todo mundo tem belas e grande árvores (principalmente frutíferas!) nos quintais, pois essa é uma tradição que vem dos tempos em que a Capital da Amizade começou a se povoar…


(ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)