Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama decreta ponto facultativo após feriado do Dia do Trabalhador

Medida suspende o expediente nas repartições públicas municipais da administração direta e indireta

Com o decreto, não haverá expediente de trabalho nas repartições públicas municipais da administração direta e indireta de Umuarama no feriado e na sexta-feira (02) (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Prefeitura de Umuarama decreta ponto facultativo após feriado do Dia do Trabalhador
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 28 de abril de 2025 às 17h25 - Modificado em 28 de abril de 2025 às 17h25

A Prefeitura de Umuarama decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (2), em razão do feriado nacional do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. A medida, oficializada pelo decreto 104/2025, suspende o expediente nas repartições públicas municipais da administração direta e indireta, com exceção dos serviços considerados essenciais.

Entre os serviços que manterão o funcionamento normal estão a Vigilância em Saúde, os serviços funerários da Acesf, a coleta de lixo orgânico e reciclável, a varrição de praças, o Aterro Sanitário Municipal, o Aeroporto Regional Orlando de Carvalho, o Terminal Rodoviário e a Guarda Municipal. Agentes da autoridade de trânsito também continuarão atuando normalmente.

Na área da educação, conforme o calendário escolar da cidade, não haverá aulas na rede municipal – tanto em escolas quanto em centros municipais de educação infantil (CMEIs) – nos dias 1º e 2 de maio. A Secretaria de Educação informou que o recesso no dia 2 visa à compensação de horas referentes a atividades complementares dos professores.

Já a Secretaria Municipal de Saúde manterá atendimento para casos de urgência e emergência no Pronto Atendimento Municipal, que funciona em regime de 24 horas todos os dias da semana.

O Dia do Trabalhador — ou Dia do Trabalho — é comemorado em 1º de maio em muitos países, incluindo o Brasil.

A data tem origem histórica nas lutas dos trabalhadores do século XIX, especialmente nos Estados Unidos, onde, em 1º de maio de 1886, houve uma grande greve em Chicago para exigir melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada para 8 horas diárias.

Essa mobilização ficou marcada pela Revolta de Haymarket, quando uma manifestação pacífica terminou em confronto com a polícia e mortes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas