
Festival de Taekwondo reúne mais de 120 atletas em Umuarama
O evento teve como principal objetivo incentivar a prática da modalidade e proporcionar uma experiência competitiva e formativa


O ginásio do Alphaville, em Umuarama, foi palco neste domingo (27) do Festival de Taekwondo 2025, que reuniu 126 atletas, entre crianças, jovens e adultos, oriundos de diferentes bairros da cidade. O evento teve como principal objetivo incentivar a prática da modalidade e proporcionar aos participantes uma experiência competitiva e formativa.
“O objetivo foi fomentar a modalidade de Taekwondo em Umuarama. Reunimos praticantes de projetos sociais realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer [Smel], oferecendo a oportunidade de vivenciar o esporte”, explicou o mestre Maycon Piva, responsável técnico pelo evento.
Ele destacou que as chances de crescimento na modalidade têm se ampliado com o apoio da Smel.
Entre os participantes, o projeto Atletas do Amanhã, da Associação AUPEEC, foi o que contou com o maior número de inscritos. Também estiveram representadas no evento a academia Maycon Piva Taekwondo e o projeto da Associação Rebelatto.
As disputas foram divididas em três modalidades: luta “sombra” (sem contato físico), destinada a crianças de até 8 anos; kyorugui (luta com contato físico), para atletas a partir dos 8 anos; e poomsae, que consiste na apresentação de sequências coreografadas de ataques e defesas.
O evento reforça a consolidação do Taekwondo como ferramenta de inclusão social e formação esportiva em Umuarama, alimentando o sonho de uma futura convocação para a seleção paranaense — e, quem sabe, para a seleção brasileira.
O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que combina técnicas de defesa pessoal com uma forte disciplina física e mental. Seu nome pode ser traduzido como “o caminho dos pés e das mãos”, refletindo o uso equilibrado de chutes e socos em suas práticas.
Reconhecido mundialmente, o taekwondo tornou-se esporte olímpico em 2000 e se destaca por seus movimentos ágeis, chutes altos e estratégias de combate.

