
18 toneladas de costela são assadas no maior churrasco do Brasil pelo Dia do Trabalhador
Festa mobilizou cerca de mil voluntários e deve atrair mais de 25 mil visitantes ao Seminário São José, em Cascavel


Começou ainda de madrugada, por volta das 4h, a movimentação para preparar uma das maiores tradições gastronômicas do Brasil: o costelão do Dia do Trabalhador em Cascavel. A 57ª edição da Festa do Trabalhador, que também celebra a 28ª Festa do Costelão, mobilizou cerca de mil voluntários e deve atrair mais de 25 mil visitantes ao Seminário São José neste feriado de 1º de maio.
Com 18 toneladas de carne no cardápio, sendo 800 peças trazidas do Mato Grosso do Sul, o evento é considerado o maior churrasco do país. Foram 500 costelões assados lentamente com sal grosso e cachaça, além de outros cortes distribuídos em cerca de mil espetos. O preparo começou antes mesmo do nascer do sol e envolveu desde moradores locais até comitivas internacionais vindas da América Latina, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
Entre os voluntários, histórias de dedicação e paixão pelo evento se repetem. O boliviano Fábio Munhoz Flores, natural de Cochabamba, contou que participar da festa como voluntário foi “uma experiência única e um sonho que se cumpre”. Já Elenir José Carvalho, há 30 anos envolvido na organização, destacou a satisfação de ver a tradição crescer ano após ano.
O evento também é motivo de orgulho para os organizadores. Sérgio Carapegio, responsável pela coordenação do preparo da carne, contou que os trabalhos começaram na véspera com o corte das peças e afirmou: “É sempre uma alegria participar da festa, sair do estresse diário e nos dedicar ao preparo do evento em prol do Seminário.”
Quem não quiser enfrentar filas poderá retirar o kit churrasco a partir das 11h30 no sistema drive-thru. Para quem preferir viver a experiência completa no local, o buffet livre inclui acompanhamentos preparados pela comunidade com a mesma dedicação que movimenta o evento há quase seis décadas.
(OBemdito com informações da CGN)