
Ex-presidentes da AMP são homenageados durante posse da nova diretoria
A solenidade marcou a transmissão de cargo ao novo presidente da entidade, o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto


Durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), realizada nesta quarta-feira (30), em Curitiba, os ex-presidentes da entidade foram homenageados por sua contribuição histórica à articulação entre os 399 municípios do Estado. Entre os homenageados esteve Darlan Scalco, atual chefe de Gabinete do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que presidiu a AMP entre 2019 e 2021, período em que também era prefeito de Pérola.
A solenidade marcou a transmissão de cargo ao novo presidente da entidade, o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, que assume pela terceira vez a liderança da AMP, agora para o biênio 2025/2027. Ele sucede Edimar Pereira dos Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão.
Darlan Scalco ressaltou a relevância da AMP como elo entre os municípios e o Governo do Estado. “A entidade é de extrema importância. Em todas as decisões do Estado está sempre presente, principalmente nos investimentos, fazendo a interlocução com a Assembleia Legislativa e com o governador Ratinho Junior”, afirmou. Scalco destacou ainda sua ligação permanente com a pauta municipalista: “A gente que é do municipalismo nunca sai do municipalismo”.
Já empossado, Micheletto elogiou a iniciativa de valorizar os ex-presidentes da AMP. “Mostra a grandeza da nossa associação com aqueles que construíram essa entidade, que hoje tem musculatura, força, protagonismo”, declarou. Ele também enfatizou a importância da parceria entre municípios e governo estadual. “O Estado do Paraná tem sido exemplo de gestão pública, e nós, prefeitos, temos que nos espelhar nessa condução do governador.”
A posse integrou a programação do Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), que teve início na última terça-feira (29) com a presença do governador Ratinho Junior. Na ocasião, ele reiterou o compromisso do governo estadual com o fortalecimento dos municípios como pilar do desenvolvimento regional.
Fundada em 1964, a AMP representa oficialmente todos os municípios paranaenses e lidera o movimento municipalista no estado. A entidade oferece suporte técnico, jurídico e institucional às administrações locais e tem sido peça-chave em programas estaduais como o Asfalto Novo, Vida Nova — que já destinou mais de R$ 1 bilhão para obras de pavimentação em 253 municípios — e o Ilumina Paraná, que visa modernizar a iluminação pública urbana com investimento de R$ 300 milhões. Ambos os programas são coordenados pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid).
(OBemdito com informações da AEN)