
Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira (2)
O processo é gratuito, voluntário e realizado exclusivamente online


Os interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm até esta sexta-feira (2) para se inscrever. O processo é gratuito, voluntário e realizado exclusivamente online, mediante fornecimento de CPF e data de nascimento no sistema do Encceja.
Destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, o exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos tanto em contextos escolares quanto extraescolares. A aplicação das provas, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ocorrerá em 3 de agosto, nos períodos da manhã e da tarde, em todos os estados e no Distrito Federal.
A participação no Encceja exige idade mínima de 15 anos completos na data da prova para o ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio. Não é necessário apresentar certificado do ensino fundamental para prestar a prova do ensino médio.
Além das inscrições, o prazo de 2 de maio também é o limite para solicitar atendimento especializado. Candidatos com condições como deficiência visual ou auditiva, deficiência física, intelectual, dislexia, transtorno do espectro autista, diabetes, gestação, lactação, idade avançada ou internação hospitalar devem anexar laudo comprobatório no ato da solicitação. O resultado da análise estará disponível em 12 de maio, no portal do Encceja.
Quem desejar ser identificado pelo nome social também pode fazer essa solicitação no momento da inscrição, desde que o nome já esteja registrado na Receita Federal. A identificação será utilizada em todos os documentos e materiais administrativos do exame.
Desde 2002, o Encceja é aplicado pelo Inep e os certificados são emitidos por secretarias estaduais de Educação e institutos federais que aderiram ao programa. Além de oferecer certificação, o exame também contribui como parâmetro nacional de avaliação para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).