
Chaminé é colocada sobre a Capela Sistina em preparação para o conclave no Vaticano
A chaminé foi colocada em posição estratégica: é visível da Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis devem se reunir para acompanhar o conclave


Funcionários do Vaticano instalaram, nesta sexta-feira (2), a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, em Roma, na Itália. É por ela que será emitida a famosa fumaça — preta ou branca — que anunciará ao mundo o resultado do conclave que escolherá o próximo líder da Igreja Católica.
A estrutura, um cano de cor ferrugem, foi fixada acima das telhas de terracota da Capela Sistina. A chaminé foi colocada em posição estratégica: é visível da Praça de São Pedro, onde milhares de fiéis devem se reunir para acompanhar, a cada nova sessão de votação, o anúncio simbólico feito pela fumaça.

Como funciona a votação
A reunião secreta dos cardeais começa no dia 7 de maio. Eles usarão a chaminé para comunicar ao público o resultado de cada rodada de votação. Fumaça preta saindo da Capela indicará que ainda não houve consenso sobre o novo papa. Já a fumaça branca anunciará que o 267º pontífice foi finalmente escolhido.
Esse ritual, que já se tornou familiar a católicos do mundo todo, atrai atenção global e provoca expectativa em 1,4 bilhão de fiéis.

Leia também: Cardeais se preparam para o conclave e discutem futuro da Igreja Católica
Conclave e sucessão
Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril, ocupava o cargo desde 2013. Ele foi o primeiro papa da América e um dos mais influentes líderes da Igreja nos tempos recentes. Durante seu pontificado, nomeou cerca de 80% dos atuais cardeais com direito a voto no conclave — ao todo, 133 religiosos participarão da escolha de seu sucessor.
A expectativa entre especialistas do Vaticano e fiéis é de que o processo de escolha não se estenda por muito tempo. Os dois conclaves anteriores, que aconteceram em 2005 e 2013, terminaram ainda no segundo dia de votação.
Agora, a Igreja Católica se prepara para mais um momento decisivo em sua história, com os olhos do mundo voltados para a Capela Sistina — e para a fumaça que surgirá de sua chaminé.

