
Corredores amadores de Umuarama participam da Maratona de Montevidéu
A competição faz parte de um circuito sul-americano que passa por cinco cidades, em cinco países diferentes


Onze corredores amadores de Umuarama irão participar, neste domingo (4), da Maratona de Montevidéu, no Uruguai. A prova integra um circuito sul-americano que percorre cinco cidades em cinco países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru. O evento oferece percursos de 42 km (maratona), 21 km (meia maratona) e uma corrida de 10 km.
O grupo é composto por atletas que praticam corrida como estilo de vida. Cinco deles irão enfrentar os 42 km da maratona: Francimara de Arruda, Eduardo Alves, Samanta Chimene, Oldemir Brill e Josiane Bonato. Lucianne Pinheiro participará da meia maratona de 21 km. Já Rubens Chimene, Dulce Chimene, Vívian Lucas, Caio Henrique e Fabiana Cabreira correrão os 10 km.
A maioria do grupo chegou a Montevidéu de avião na quinta-feira (2), enquanto três integrantes optaram por fazer a viagem de carro. Eles partiram de Umuarama às 5h30 da manhã e devem chegar à capital uruguaia por volta das 19h desta sexta-feira (3).
A expectativa dos corredores é concluir a maratona em menos de quatro horas. “Somos apenas atletas amadores que correm por estilo de vida e estão aproveitando esse circuito para conhecer os países da América do Sul”, afirma Francimara de Arruda Silva, que também é treinadora do grupo.

O circuito sul-americano oferece uma mandala simbólica aos que completarem as cinco etapas: de prata para quem corre a meia maratona e de ouro para quem participa da maratona completa. A próxima prova será em Buenos Aires, na Argentina.
Para essa etapa, alguns atletas já planejam correr em busca de performance, aproveitando o percurso plano da capital argentina para tentar índice para a Maratona de Boston, nos Estados Unidos.