Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Secretária de Saúde fala sobre sistema que acaba com filas presenciais no SUS em Umuarama

Sistema digital substitui o antigo processo com guias impressas e procedimentos presenciais

Secretária de Saúde fala sobre sistema que acaba com filas presenciais no SUS em Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 5 de maio de 2025 às 17h06 - Modificado em 5 de maio de 2025 às 23h43

A Prefeitura de Umuarama iniciou uma modernização no agendamento de consultas com especialistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a implantação do sistema digital “Fila Única da Saúde”. E, na tarde desta segunda-feira (5), durante coletiva de imprensa no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a secretária Lisbeth Pititto Scanavaca falou sobre os sitema (confira todos os detalhes no vídeo).

A mudança, determinada pelo prefeito Fernando Scanavaca, já está em funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e substitui o antigo processo com guias impressas e procedimentos presenciais. Com a nova ferramenta, todo o trâmite passa a ser informatizado, desde a solicitação feita pelo clínico geral até a marcação da consulta com o especialista.

“Ao sair da consulta com o clínico, o pedido já estará no sistema e poderá ser acompanhado online pelo próprio paciente, que receberá um número de protocolo e senha. Não será mais necessário buscar guias ou ir até a central de agendamentos”, explicou a secretária de Saúde.

A plataforma pode ser acessada no site da Prefeitura e permite consultar a posição na fila usando CPF, número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o protocolo. O paciente também será informado por mensagens de texto sobre cada etapa do processo.

O prefeito Fernando Scanavaca reforçou que a nova ferramenta representa um avanço na gestão da saúde pública. “Com a Fila Única, estamos eliminando a burocracia e dando mais respeito ao cidadão. Agora ele só precisa se deslocar no dia da consulta. É mais justo e mais eficiente”, afirmou.

A gestão municipal também sinalizou que novas melhorias estão previstas para a área da saúde, com foco na redução de filas e na ampliação da eficiência no atendimento.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas