Rudson de Souza Publisher do OBemdito

MP-PR inaugura núcleo do Gaeco em Umuarama para reforçar o combate ao crime organizado

A nova unidade abrangerá 17 municípios da região Noroeste, entre eles Cianorte, Guaíra, Goioerê, Cruzeiro do Oeste e Loanda

MP-PR inaugura núcleo do Gaeco em Umuarama para reforçar o combate ao crime organizado
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 5 de maio de 2025 às 20h24 - Modificado em 6 de maio de 2025 às 07h34

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) inaugurou nesta segunda-feira (5), em Umuarama, a 10ª unidade do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A nova sede passa a integrar a rede de núcleos do grupo especializado em investigar organizações criminosas, combater a corrupção e fiscalizar a atividade policial, já presente em cidades como Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Segundo o MP-PR, a escolha de Umuarama para sediar o novo núcleo do Gaeco foi estratégica, em razão da localização da cidade em região de fronteira, frequentemente utilizada como rota para tráfico de drogas, contrabando e corrupção.

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram um aumento de 50% nas ocorrências de tráfico na região entre 2023 e 2024, passando de 350 para 525 registros.

“Não é apenas mais uma unidade, é o fortalecimento da interlocução entre as forças policiais e o Ministério Público. Ganha o MP, mas principalmente ganha a sociedade paranaense”, afirmou Zanicotti.

O novo núcleo do Gaeco em Umuarama será coordenado pelo promotor de Justiça Guilherme Franchi da Silva Santos, que destacou como prioridades o combate às facções criminosas, à corrupção de agentes públicos e à lavagem de dinheiro. A estrutura também vai atuar em conjunto com as polícias Civil, Militar, Penal e Científica.

“Hoje realizo um sonho, eu sou natural de Londrina e minha opção pela carreira no Ministério Público se deu pelo sucesso de suas ações na minha cidade, que vamos implantar em Umuarama no combate ao crime organizado em uma região conhecida por ser rota do tráfico de drogas e outros crimes”, destacou o promotor.

Design Sem Nome 2025 05 05t184347.200
Novo núcleo será coordenado pelo promotor de Justiça Guilherme Franchi da Silva Santos, que destacou como prioridades o combate às facções criminosasFoto: Danilo Martins/OBemdito

Área de abrangência da unidade do Gaeco de Umuarama

A nova unidade abrangerá 17 municípios da região Noroeste, entre eles Cianorte, Guaíra, Goioerê, Cruzeiro do Oeste e Loanda. Até agora, esses municípios eram atendidos por núcleos do Gaeco em Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu.

Criado em 1994, o Gaeco se consolidou como uma das principais ferramentas do MP-PR no enfrentamento ao crime organizado. Desde 2007, o grupo atua sob essa nomenclatura e com estrutura regionalizada. A unidade de Umuarama foi instituída formalmente pela Resolução 2.183/2025.

A cerimônia de inauguração foi realizada no Fórum de Umuarama e contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, o coordenador estadual do Gaeco, Cláudio Rubino Zuan Esteves, o prefeito Fernando Scanavaca, o coronel Marcos Tordoro – representando o governador Ratinho Júnior -, o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, o coronel Hudson Leôncio Teixeira, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), coronel Jeferson Silva, e autoridades municipais e estaduais da segurança pública e do Judiciário.

No vídeo (no topo da reportagem), em sequência, as falas de procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, do coordenador estadual do Gaeco; do secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, o coronel Hudson Leôncio Teixeira; do prefeito Fernando Scanavaca e do promotor de Justiça Guilherme Franchi da Silva Santos.

Design Sem Nome 2025 05 05t183635.789
Design Sem Nome 2025 05 05t183258.848
A cerimônia de inauguração foi realizada no Fórum de Umuarama e contou autoridades municipais e estaduais da segurança pública e do Judiciário – Fotos e vídeos: Danilo Martins/OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas