
Campeonato Paranaense de Handebol Adulto teve etapa disputada em Umuarama
As equipes de Umuarama seguem no meio da tabela, buscando a cada etapa somar pontos para avançar no torneio


A cidade de Umuarama respirou esporte no fim de semana com a realização da segunda etapa do Campeonato Paranaense de Handebol 2025. Além das atividades normais e cotidianas, a Secretaria Municipal de Esportes e lazer (Smel) sediou nos dias 2, 3 e 4 a etapa do torneio. Os jogos foram na categoria livre adulto (masculino e feminino) da Segunda Divisão.
Os jogos aconteceram nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa, Mário Oncken e Reginaldo Gomes da Cruz, no Conjunto Sonho Meu.
Em quadra 20 equipes se confrontaram. No feminino, as equipes participantes foram os selecionados de Londrina, Santa Helena, Curitiba (Clube Thalia), Jardim Alegre, Maringá, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Mandaguaçu, Campo Mourão e Umuarama.
Já no masculino a disputa reuniu Laranjeiras do Sul, Jussara, Mandaguaçu, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Santa Helena, Dois Vizinhos, Capanema, Clube Thalia de Curitiba e Umuarama.
“Ao seu final, após seis etapas previstas, este campeonato classificará as duas melhores equipes para a Primeira Divisão do Handebol Paranaense em 2026. Enquanto isso, as duas piores equipes descerão para a Terceira Divisão no próximo ano”, lembrou o secretário do Esporte e Lazer, Gentil Socares de Lima.
Leia também: Atleta da Adefiu disputa Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas em SP.
Os atletas disputaram 20 partidas no total. As equipes de Umuarama seguem no meio da tabela, buscando a cada etapa somar pontos. Os atletas da Capital da Amizade pretendem se juntar às quatro melhores e disputar a fase final, que garantirá vaga na Primeira Divisão. A definição de datas e local da próxima etapa será divulgada nos próximos dias.

Escolinhas de base de handebol
O secretário explicou que a Administração Municipal mantém escolinhas de base. “Vale destacar que a Smel, em parceria com as associações de handebol de Umuarama (AHDU e Hera) desenvolvem um excelente trabalho. Ele acontece por meio das escolinhas de base, tanto no masculino como no feminino”.
Gentil acrescentou: “Mais de 250 crianças e adolescentes participam dos treinamentos diários. As aulas acontecem nos ginásios Amário Vieira da Costa e Mário Oncken, no Sonho Meu e também no Alphaville, Jabuticabeiras e na Unipar”.

(Informações: Assessoria PMU)