
Polícia Civil prende jovem em flagrante por apologia ao nazismo no Paraná
Durante a ação, os policiais apreenderam diversos itens vinculados à ideologia nazista, como bandeiras, desenhos e fotografias de Adolf Hitler


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 21 anos, investigado pelos crimes de apologia ao nazismo e posse irregular de munição. A prisão aconteceu nesta quinta-feira (8), durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
Os mandados foram cumpridos em dois endereços localizados no bairro Uvaranas. Durante a ação, os policiais apreenderam diversos itens vinculados à ideologia nazista, como bandeiras, desenhos e fotografias de Adolf Hitler. Além disso, a PCPR apreendeu equipamentos eletrônicos, duas armas de airsoft, facas, dois coletes balísticos e munições.
Segundo o delegado Derick Moura, o suspeito fazia publicações em plataformas digitais com símbolos de apologia ao nazismo e menções a atentados internacionais. “O conteúdo incluía referências a autores de ataques em massa, uso de armamentos e indícios de planejamento de ação violenta, incluindo a intenção de transmitir um ataque ao vivo com câmera do tipo GoPro”, explica.
A investigação apontou ainda que o indivíduo demonstrava comportamentos associados a autores de atentados em massa, como a idealização do suicídio após o ato. O material apreendido e os indícios levantados embasaram a prisão em flagrante.
Os policiais encaminharam o preso ao sistema penitenciário. A Polícia Civil continua as apurações para identificar possíveis envolvidos e esclarecer a extensão dos planos do investigado.
Apologia ao nazismo é crime
De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, a apologia ao nazismo é considerada crime. O delito está tipificado na Lei nº 9.459/1997. Confira:
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
(OBemdito e AEN)