Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Carreta carregada com fertilizante perde o freio no Porto São José e cai no Rio Paraná; com vídeo

O acidente ocorreu por volta das 6h desta sexta-feira (9) e foi registrado por câmeras de segurança instaladas na Avenida Paraná

Carreta carregada com fertilizante perde o freio no Porto São José e cai no Rio Paraná; com vídeo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 9 de maio de 2025 às 12h21 - Modificado em 9 de maio de 2025 às 12h24

Uma carreta que transportava uma carga de fertilizante despencou no Rio Paraná após perder o freio na manhã desta sexta-feira (9), em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. O acidente ocorreu por volta das 6h e foi registrado por câmeras de segurança instaladas na Avenida Paraná, principal via de acesso ao local.

As imagens mostram o veículo em alta velocidade momentos antes de invadir a margem do rio. No momento do acidente, algumas pessoas estavam próxima ao rio e saindo de casa para pescar, mas ninguém foi atingido. Não houve feridos.

Segundo Usiel Baldoino, coordenador da Defesa Civil e secretário municipal de Obras, o motorista conseguiu sair da cabine já com o veículo submerso. Ele não sofreu ferimentos, mas apresentava sinais de forte abalo emocional. O condutor é natural de Coxim (MS) e seguia viagem com destino a Rondonópolis (MT).

A administração municipal informou que ainda não há definição sobre como será feita a retirada do caminhão do leito do rio. A operação deve envolver a empresa responsável pelo transporte e contará com apoio de órgãos como a Marinha e o Instituto Água e Terra (IAT), que estão no local junto com a Defesa Civil.

Quando um veículo como uma carreta carregada com fertilizantes cai em um rio, há risco real de contaminação da água, prejuízos à fauna aquática e desequilíbrios no ambiente natural — especialmente em áreas como o Rio Paraná, de grande importância ambiental e econômica.

A presença de órgãos como o Instituto Água e Terra (IAT) e a Marinha é essencial para avaliar a extensão do impacto e definir as ações de contenção e recuperação ambiental.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas