
Pequenos agricultores e produtores de leite de Umuarama recebem calcário da Prefeitura
A primeira etapa teve um lote de 1 mil toneladas do insumo adquiridas pelo município com recursos próprios


Cerca de 40 pequenos agricultores e produtores de leite de Umuarama receberam calcário a custo zero para correção do solo e melhoria da produtividade. O prefeito Fernando Scanavaca e o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Pikler, fizeram as entregas pessoalmente em um barracão do aterro sanitário municipal nesta sexta-feira (9).
A primeira etapa teve um lote de 1 mil toneladas do insumo adquiridas pelo município com recursos próprios. O investimento é de pouco mais de R$ 320 mil. A iniciativa beneficiou 30 agricultores familiares e 10 pequenos criadores de gado de leite. No total, a Prefeitura atenderá cerca de 150 produtores rurais com distribuições periódicas nas próximas semanas.
“São produtores que vendem para o município, por meio do Banco de Alimentos. Eles produzem mandioca de mesa, café, frutas, verduras e legumes. E contam com cadastro ativo na Secretaria de Agricultura (o CadPro)”, lembrou o agrônomo Fábio César Souza.
O calcário também contemplará pequenas hortas comunitárias, uma entidade que acolhe dependentes químicos e o Centro da Juventude. Além disso, a Prefeitura fará entregas em hortas de algumas escolas municipais e para produtores de leite – que nesta etapa receberam 40 toneladas.

Programas de incentivo e assistência
Além da distribuição de calcário, o prefeito Fernando Scanavaca disse que a Prefeitura vai manter os programas de incentivo e assistência. Eles são focados nos pequenos produtores que se enquadram nos critérios. “Queremos desenvolver a fruticultura e a horticultura, com a implantação de estufas em parceria com o governo do Estado. Nós temos mercado garantido, mas a produção ainda é pequena e por isso recebemos muitas frutas e verduras de fora”, avaliou.
Disse também que a Secretaria de Agricultura está realizando levantamentos para quantificar a produção de Umuarama. O trabalho acontecerá prioritariamente no setor leiteiro, para um projeto visando a implantação de uma cooperativa para recebimento e processamento. Desta forma, a Prefeitura busca valorizar o trabalho dos produtores e gerar empregos e divisas para o município.
“Mas para isso precisamos saber quanto leite a cidade produz, para onde vai e quanto podemos ampliar. Por isso é importante um levantamento bem detalhado”, apontou Scanavaca.
Fortalecendo os produtores, o município vai conseguir aumentar a renda no campo e, com isso, garantir a permanência dos jovens, filhos dos agricultores. “Precisamos aumentar a renda e isso só é possível com investimento na produtividade e qualidade das frutas, verduras e legumes, e também do leite produzido em nossa cidade”, completou o prefeito durante a entrega do calcário.

(Informações: Assessoria PMU)