Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis são realizadas em Umuarama

A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais

Fotos: Assessoria PMU
Ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis são realizadas em Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 13 de maio de 2025 às 10h49 - Modificado em 13 de maio de 2025 às 10h49

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de ações voltadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids. O foco são os acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina, aém de trabalhadores. As palestras serão realizadas em eventos semanais ao longo do mês de maio.

Os alunos do 2º ano do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) compunham o primeiro grupo, que participou da ação na última sexta-feira (9). Das 15h às 17h os acadêmicos receberam orientações do médico infectologista Ricardo Delfini Perci, em uma capacitação sobre os impactos da HIV e da sífilis na saúde da população. O médico reforçou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e os resultados do tratamento adequado.

A programação continua na próxima quinta-feira, às 14h30, com palestra sobre ISTs e HIV/Aids para colaboradores da empresa Cama Inbox. Apsicóloga Lucinéia Ceolin e a estagiária de Psicologia, Mariana Toesca Araújo ministram o tema. Elas também são responsáveis pelas palestras nos dias 19 e 20 deste mês. Na ocasião, serão apresentados os serviços prestados pelo Ambulatório de Infectologia aos alunos do 2º ano de Medicina da Unipar.

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, é apoiadora das ações preventivas.

Capacitação é fundamental

A coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini, falou sobre a importância desse tipo de ação. “As capacitações são algumas das ações que oferecemos ao público em geral. Desta vez contemplamos os acadêmicos da Unipar, com os quais abordamos a importância das orientações, prevenção e diagnóstico precoce de HIV/Aids e ISTs”.

O diagnóstico precoce de ISTs permite prevenir novas infecções, dar tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, contribui para controlar a disseminação das doenças. Entretanto, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são cruciais para a cura e a redução do risco de complicações graves.

Palestras Orientam Sobre As Infecções Sexualmente Transmissíveis (2)

Prevenção interrompe transmissão das infecções

A prevenção é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do HIV/Aids e de outras ISTs. Isso inclui o uso de preservativo nas relações sexuais. Bem como, a conscientização sobre os riscos de compartilhamento de agulhas e outros instrumentos perfurocortantes. Por fim, a busca por informações sobre os serviços de saúde e prevenção disponíveis.

A orientação é essencial para que as pessoas tomem decisões acertadas para sua saúde sexual e reprodutiva. O diagnóstico precoce permite o início do tratamento o mais rápido possível, aumenta a chance de sucesso e reduz o risco de complicações.

“Os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C são fundamentais para identificar os casos e facilitar o acesso ao tratamento. O Ambulatório de Infectologia também conta com a dispensação de PrEP (Profilaxia Pré Exposição) e PEP (Profilaxia Pós Exposição) para uma prevenção combinada”, completou a coordenadora Lourdes Gianini.

Palestras Orientam Sobre As Infecções Sexualmente Transmissíveis (1)

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas