Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Captação da Sanepar será ponto final da 23ª Caminhada Ecológica de Umuarama

Apesar das obras em andamento no local, a estrutura estará apta a receber com segurança os milhares de participantes esperados

Com cerca de 7,5 quilômetros, o percurso partirá do Shopping Palladium e seguirá pela Estrada Jaborandi até a captação do Rio Piava, localizada em uma área de proteção ambiental (Foto Sanepar)
Captação da Sanepar será ponto final da 23ª Caminhada Ecológica de Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 13 de maio de 2025 às 15h52 - Modificado em 13 de maio de 2025 às 15h52

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participará da 23ª edição da Caminhada Ecológica de Umuarama, programada para a primeira quinzena de junho, em celebração aos 70 anos do município e ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, o trajeto terminará na captação de água do Rio Piava, conforme anunciado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, e pelo gerente regional da Sanepar, Marcos Moretto.

Apesar das obras em andamento no local, a estrutura estará apta a receber com segurança os milhares de participantes esperados. Técnicos da Sanepar estarão na chegada para explicar a importância do Rio Piava no abastecimento da cidade, reforçando a necessidade de preservar os recursos hídricos e adotar hábitos conscientes no uso da água.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou o compromisso da Companhia com iniciativas de promoção da saúde e qualidade de vida. “Falar sobre os cuidados com a água e o trabalho diário da Sanepar durante um evento voltado à preservação ambiental é uma grande oportunidade”, afirmou.

Entusiasta das ações ambientais, o prefeito Fernando Scanavaca comemorou a inclusão da captação no roteiro da caminhada. “É uma chance de os participantes verem de perto o trabalho feito para levar água tratada às casas e refletirem sobre o papel do cidadão na preservação do meio ambiente”, declarou.

Com cerca de 7,5 quilômetros, o percurso partirá do Shopping Palladium e seguirá pela Estrada Jaborandi até a captação do Rio Piava, localizada em uma área de proteção ambiental. A caminhada deve durar cerca de duas horas.

A captação volta ao roteiro do evento após a liberação de parte das obras de ampliação. Segundo Moretto, no ano passado, o local ficou de fora por razões de segurança. Atualmente, a Sanepar executa um projeto de grande porte que aumentará em 50% a capacidade de produção de água, com investimentos superiores a R$ 41 milhões.

Entre as intervenções estão a construção de uma nova captação com barragens no Rio Piava e no Ribeirão das Araras, a instalação de mais de 14 km de adutoras, uma nova estação de bombeamento, melhorias na estrutura atual e a implantação de uma unidade de gerenciamento do lodo gerado no tratamento da água.

(OBemdito com informações da Sanepar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas