Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Novo semáforo entra em fase de testes na avenida Paraná

A expectativa da Sestram é que o novo equipamento contribua para a redução de conflitos entre veículos e pedestres

Agora, em período de testes, o semáforo já opera normalmente, enquanto técnicos avaliam os impactos no fluxo de veículos no trecho (Foto assessoria)
Novo semáforo entra em fase de testes na avenida Paraná
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 13 de maio de 2025 às 18h04 - Modificado em 13 de maio de 2025 às 18h04

Começou a operar em fase de testes, desde o fim de semana, um novo conjunto de semáforos no cruzamento da avenida Paraná com a rua Leonildo Stecca, na região do Lago Aratimbó, em Umuarama. A instalação faz parte de um pacote de intervenções promovidas pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) para melhorar a segurança e a fluidez no principal eixo viário da cidade.

Inicialmente, o dispositivo foi acionado em modo intermitente, com luz amarela piscando, como forma de alertar motoristas sobre a nova sinalização. Agora, em período de testes, o semáforo já opera normalmente, enquanto técnicos avaliam os impactos no fluxo de veículos no trecho.

Segundo o secretário da pasta, Valdecir Capelli, o ponto era motivo recorrente de queixas devido à dificuldade enfrentada por motoristas que acessam ou saem da avenida, especialmente nos horários de pico. “O cruzamento era problemático por conta do grande movimento. Há anos realizamos estudos para melhorar a mobilidade naquela área, e o prefeito determinou a instalação do semáforo como solução”, disse.

A expectativa da Sestram é que o novo equipamento contribua para a redução de conflitos entre veículos e pedestres, oferecendo mais segurança, sobretudo para quem precisa cruzar a avenida Paraná em direção aos bairros do entorno. Ainda de acordo com Capelli, o tempo do sinal será calibrado para não comprometer o tráfego e, ao mesmo tempo, facilitar a travessia segura.

“Estamos buscando alternativas para tornar a mobilidade urbana mais eficiente na região do Lago Aratimbó, e essa intervenção é mais um passo nesse sentido”, afirmou. Ele também pediu atenção redobrada dos condutores que passam pelo local, por se tratar de uma mudança recente.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas