Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Frio intenso deve atingir o Paraná com mínimas de até -2ºC na próxima semana

A previsão mais severa é para Inácio Martins, que pode registrar os -2ºC na próxima sexta-feira (23)

Frio intenso deve atingir o Paraná com mínimas de até -2ºC na próxima semana
Frio intenso deve atingir o Paraná com mínimas de até -2ºC na próxima semana
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 14 de maio de 2025 às 10h33 - Modificado em 14 de maio de 2025 às 10h36

O Paraná deve enfrentar sua primeira onda de frio intenso de 2025 com previsão de temperaturas negativas em diversas regiões, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A previsão mais severa é para o município de Inácio Martins, que pode registrar -2ºC na próxima sexta-feira (23).

Outras cidades do centro-sul e dos Campos Gerais também devem enfrentar temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC. General Carneiro, Irati, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Pinhão, Bituruna e Teixeira Soares têm previsão de -1ºC.

Já Ponta Grossa, Prudentópolis e Guarapuava devem marcar 0ºC, enquanto Palmas pode registrar 1ºC. Em Curitiba, a mínima esperada para o dia 23 é de 3ºC.

A queda nas temperaturas será abrupta, conforme aponta o Simepar. Em Inácio Martins, por exemplo, a mínima deve cair de 15ºC na quarta-feira (21) para 2ºC na quinta (22), véspera do dia mais frio.

A previsão é de geadas generalizadas nessas regiões, impulsionadas pela chegada de uma massa de ar polar.

A previsão indica o início de uma fase com características típicas de inverno já nas últimas semanas do outono, o que pode afetar setores como agricultura e transporte, além de exigir atenção redobrada com populações vulneráveis.

Geada

O IDR-Paraná e o Simepar já iniciou a 31ª edição do Alerta Geada. O serviço opera de maio a setembro com o objetivo de avisar, com antecedência, produtores rurais sobre o risco de danos causados pelo frio.

A meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), repassou mais informações sobre o serviço. De acordo com Ângela, a criação do Alerta Geada teve objetivo, originalmente, de proteger cafezais recém-plantados.

No entanto, atualmente o serviço atende diversas atividades agropecuárias, como avicultura, suinocultura, horticultura e silvicultura, por exemplo. Além disso, a divulgação também beneficia outros setores da economia, como turismo, comércio, mercado financeiro e construção civil.

Durante a vigência do serviço, pesquisadores divulgam diariamente boletins com informações sobre as condições do tempo e a evolução de massas de ar polar no Estado. O Simepar também é responsável por contribuir com as previsões meteorológicas.

As informações podem ser obtidas nos seguintes canais:

– Canal Alerta Geada Paraná nas redes sociais WhatsApp e Telegram
– Aplicativo IDR Clima, disponível no Google Play e na App Store.
– Disque Geada: (43) 3391-4500.
– Página do IDR-Paraná (www.idrparana.pr.gov.br)
– Redes sociais do IDR-Paraná (Instagram, Facebook e LinkedIn): @idrparana.
– Página do Simepar (www.simepar.br).

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas