Rudson de Souza Publisher do OBemdito

DER confirma empresa para obra de contenção e drenagem na PR-082

Intervenção de R$ 600 mil prevê recuperação de erosão e melhorias no sistema de escoamento de águas no km 470 da rodovia; prazo de execução é de 120 dias

Obra será realizada sem interrupção total do tráfego, exceto em momentos pontuais, segundo o DER (Foto AEN)
DER confirma empresa para obra de contenção e drenagem na PR-082
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 16 de maio de 2025 às 13h36 - Modificado em 16 de maio de 2025 às 13h36

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta quinta-feira (15) o resultado final da licitação para obras de contenção de erosão e melhorias no sistema de drenagem no km 470+350 da PR-082, em Cianorte.

A empresa Zuli Construtora de Obras Ltda. foi confirmada como vencedora do certame, com proposta de R$ 600 mil.

A escolha foi homologada após o prazo legal sem a apresentação de recursos pelas demais participantes. A documentação da empresa foi validada pela comissão de licitação da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR.

A intervenção visa remover o solo do talude afetado pela erosão, realizando o reaterro e compactação de forma controlada, sem o uso de máquinas pesadas para preservar um emissário de águas nas proximidades.

Na sequência, serão substituídas sarjetas danificadas, implantados novos dispositivos de drenagem — como valetas, descidas d’água, dissipadores de energia e lastro de rachão — e executado o enleivamento, que consiste na aplicação de vegetação para estabilização do terreno. Também está prevista a reposição das defensas metálicas com terminais de segurança.

O contrato será assinado nas próximas semanas, após os trâmites internos, e a empresa terá um prazo de 120 dias corridos para concluir os serviços, a partir da emissão da ordem de serviço.

De acordo com o DER, o tráfego na rodovia não será interrompido durante a obra, com exceção de momentos pontuais, como movimentação de materiais e execução de etapas específicas da construção.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas