Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Lucas Grau desiste de projeto que criava o Dia dos Legendários em Umuarama

Após grande polêmica, na sessão ordinária desta segunda foi lido o requerimento do autor para retirada do item da pauta de votações; o vereador justificou a desistência

Foto: OBemdito/Reprodução de vídeo
Lucas Grau desiste de projeto que criava o Dia dos Legendários em Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 19 de maio de 2025 às 21h12 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 07h14

Após grande polêmica em Umuarama, o vereador Lucas Grau (Novo) desistiu do projeto de lei que criava o Dia Municipal dos Legendários. Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na noite desta segunda-feira (19), o autor da proposta apresentou um requerimento solicitando que o Projeto de Lei Ordinária 22/2025 fosse retirado da pauta de votação do dia.

A sessão de hoje foi rápida e direta, não durando mais que 30 minutos. A reunião plenária começou por volta das 19h30. A 1ª secretária Cris das Frutas fez a leitura de uma série de indicações e, em seguida, de diversos requerimentos elaborados pelos parlamentares. O rito inicial consumiu a maior parte do tempo da sessão.

Posteriormente, os membros da Casa de Leis começaram a analisar a pauta do dia, composta por apenas três projetos. O Projeto de Lei nº 015/2025 dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2026 e dá outras providências. Cris das Frutas solicitou aos seus pares que fosse feita a votação global da propositora (que é composta por 63 artigos que, normalmente, seriam votados um a um). Os vereadores acataram o pedido e também aprovaram o projeto, ambas votações por unanimidade. A proposta de autoria do Poder Executivo Municipal segue para a segunda votação na próxima sessão ordinária, que acontecerá na segunda-feira (26).

Dia dos Legendários passa ou não passa?

Pela ordem da pauta, o segundo item em análise seria o Projeto de Lei nº 22/2025. De autoria de Lucas Grau, ele institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Umuarama o “Dia Municipal dos Legendários”. No entanto, antes que houvesse votação, foi informado que havia um requerimento subscrito pelo autor solicitando a retirada do projeto da pauta.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade em primeira votação na última sessão ordinária (na segunda-feira, dia 12 de maio). O assunto ‘Legendários’ ganhou repercussão em Umuarama, tanto em rodas de conversa, quanto em redes sociais. A maior parte dos debates envolvia a real utilidade e qual a relevância de uma proposta que cria um ‘dia especial’ para um segmento tão específico da sociedade.

Muitas pessoas consideraram o tema frívolo. Entre os argumentos mais utilizados pelos contestadores, estava o fato de que o município enfrenta problemas considerados mais urgentes e que atingem grande parcela da comunidade há alguns anos. E que estes assuntos, sim, deveriam gerar propostas, preocupação e tomada de medidas por partes dos parlamentares.

Defesa e desistência

Antes de os vereadores votarem o pedido de retirada da pauta, Lucas Grau solicitou tempo para falar. Mesmo com 10 minutos regimentares concedidos pelo presidente da Casa, Luiz Caviquioli, o autor da iniciativa polêmica falou somente por cerca de um minuto.

Lucas Grau afirmou que algumas pessoas direcionaram retaliações aos demais vereadores, que não foram autores da criação do Dia dos Legendários e não deveriam ser rechaçados por isso. “O projeto acabou atingindo de maneira injusta essa Casa de Leis e alguns colegas também. Eu quero deixar claro que eles não foram coautores e nem responsáveis por este projeto. Lamento que a Câmara Municipal como um todo tenha sido alvo de críticas infundadas. Essa instituição merece todo respeito pelo que ela representa”, disse.

Ele acrescentou que, ao longo dos últimos dias, ouviu atentamente as pessoas e acabou acatando os anseios da comunidade. Sendo assim, decidiu por retirar o Projeto de Lei nº 22/2025 da pauta e findar a polêmica.

Após os argumentos do autor, todos os edis foram favoráveis ao requerimento de Lucas Grau e a criação do Dia Municipal dos Legendários não terá sequência em Umuarama.

Nome de estrada

Por fim, os últimos instantes da sessão ordinária desta segunda-feira foram utilizados para a análise do terceiro item da pauta do dia. O Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2025 denomina estrada no Município de Umuarama, Estado do Paraná. A proposta do vereador Marquinho do Climério foi aprovada por unanimidade em primeira votação e segue para reanálise na próxima reunião legislativa.

As pessoas interessadas podem assistir a sessão na íntegra no canal da Câmara Municipal de Umuarama no Youtube (clique aqui).

“Os Legendários”

Os “Legendários” são um movimento cristão para homens em busca de transformação individual, familiar e comunitária. isso ocorre através de experiências desafiadoras e atividades ao ar livre. O objetivo é ajudar os integrantes a encontrar o seu propósito, a despertar a sua melhor versão e a assumir a sua identidade como homens de Deus.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas