
Paraná em Ação realiza mais de 3 mil atendimentos em Francisco Alves
Durante três dias, os moradores tiveram acesso a serviços gratuitos em diferentes áreas


A feira de serviços Paraná em Ação atendeu 3.245 moradores em Francisco Alves, na região Noroeste do Estado. O evento, promovido pelo Governo do Paraná, foi realizado entre os dias 14 e 16 de maio.
Cerca de 900 pessoas participaram da ação. A estrutura reuniu órgãos do Estado, Sistema de Justiça, Prefeitura de Francisco Alves e instituições parceiras. Durante os três dias, os moradores tiveram acesso a serviços gratuitos em diferentes áreas.
Foram ofertados documentos civis, orientações jurídicas, cadastro em programas sociais, vagas de emprego, vacinas e testes voluntários de paternidade e maternidade. A programação também incluiu exposições, palestras e atividades para crianças.
Na área de documentação, foram confeccionadas 424 Carteiras de Identidade Nacional pelo Instituto de Identificação do Paraná. A Polícia Penal, em convênio com os Correios, emitiu 282 CPFs. Já o Cartório Distrital, em parceria com a Prefeitura, liberou 128 segundas vias de certidões de nascimento e casamento.
A Polícia Civil também se destacou com 549 atendimentos pelo projeto PCPR na Comunidade, que oferece serviços como boletins de ocorrência, atestados de antecedentes e orientações para denúncias e prevenção de crimes. O Detran-PR atendeu 549 pessoas com regularizações, emissões de CNH Digital e ações educativas do Maio Amarelo. A Cohapar cadastrou 91 famílias no programa Casa Fácil.
Entre os serviços municipais, destacaram-se os atendimentos em Educação e Cultura (311), Assistência Social (152) e Saúde (145). Nesta última área, a população teve acesso a aferição de pressão, testes rápidos de ISTs, vacinas e atualização do SUS. A ação contou com apoio da Copel, Sanepar, Celepar, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Penal, além de representantes do TRE-PR e Defensoria Pública.
O secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, afirmou que o evento é um dos principais projetos de promoção da cidadania no Estado. “Levamos serviços essenciais à população em todas as regiões do Paraná”, disse.
(OBemdito com informações AEN)