Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Altônia: Seis veículos preparados para transportar contrabando são apreendidos em oficina

A Polícia Ambiental em Umuarama recebeu uma denúncia anônima de que uma oficina mecânica na cidade de Altônia estaria operando […]

Fotos: Polícia Ambiental de Umuarama
Altônia: Seis veículos preparados para transportar contrabando são apreendidos em oficina
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 29 de setembro de 2021 às 13h57 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 21h33

A Polícia Ambiental em Umuarama recebeu uma denúncia anônima de que uma oficina mecânica na cidade de Altônia estaria operando sem as licenças ambientais necessárias. A equipe policial foi até a oficina denunciada e, durante a abordagem para verificação, observou veículos bastante suspeitos no interior do estabelecimento e sobre a calçada.

Os veículos não possuíam bancos de passageiros (apenas do motorista), estavam sem forração de portas e de teto, bastante sujos na parte interna, enfim, com vários indicativos de que são utilizados para o transporte de produtos contrabandeados do Paraguai ou para cometimento de crimes transfronteiriços.

O responsável pela oficina mecânica no momento foi questionado e afirmou para a equipe que os 6 automóveis suspeitos foram deixados na sua oficina para conserto, por pessoas diferentes, e que não sabe dizer quem são, mas que se trata do pessoal que ‘trabalha na correria do cigarro’.

Ele informou aos policiais que não possui qualquer contato com os responsáveis pelos automóveis, uma vez que a contratação dos seus serviços é feita verbalmente, sem cadastramento de ordens de serviço. Disse ainda que não costuma ficar com o contato desse pessoal, mesmo porque eles não gostam de se identificar.

Diante das circunstâncias, a equipe efetuou a checagem de todos os veículos e não houve constatação de ocorrência de furto ou roubo, sendo conferidas as placas e numerações.

Nesse ínterim, o proprietário da oficina chegou ao local e também disse que não conhece os donos dos automóveis suspeitos. Em razão de todas as evidências de que os veículos são usados na atividade de contrabando, foi realizado contato com o agente da Delegacia da Polícia Federal (PF) de Guaíra, sendo repassado a ele o teor da ocorrência.

Após análise da PF, foi definido que os veículos deveriam ser apreendidos e encaminhados para a delegacia de polícia federal para apuração de possível ilicitude. Assim, a PF acionou guinchos para a remoção dos veículos até o depósito e os dois responsáveis pela oficina foram identificados pela equipe para prestar esclarecimentos à autoridade policial.

Foram apreendidos e entregues à Polícia Federal os seguintes veículos: 1 Honda CRV; 1 Hyundai Santa Fé; 1 Volvo XC60 T5 (com dispositivo emissor de fumaça instalado); 1 Hyundai Vera Cruz; 1 Changan Chana; e 1 Fiat Doblô.

Em relação à possível constatação de crime ambiental, a equipe optou por realizar outro boletim de ocorrência específico.

(Redação OBemdito e Assessoria PMA)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas