
Cavalgada dos Amigos em Serra dos Dourados reúne mais de 3 mil cavaleiros
A Cavalgada dos Amigos deste ano contou com a presença de mais de 3.500 cavaleiros vindos de diversas cidades do Paraná.

O distrito de Serra dos Dourados, em Umuarama (PR), foi palco da 16° Cavalgada dos Amigos, neste domingo (18), um dos eventos mais esperados da cultura rural da região. A edição deste ano contou com a presença de mais de 3.500 cavaleiros vindos de diversas cidades do Paraná, como Toledo, Maringá, Londrina e Cascavel. A mobilização, segundo os organizadores, mostra a força da tradição sertaneja e o espírito comunitário da localidade.
“A cavalgada tem como objetivo principal reunir famílias, amigos e apaixonados pela vida no campo num momento de celebração e confraternização”, explicam os organizadores. De fato, o clima durante a cavalgada foi de alegria e pertencimento. O apoio da comunidade local foi decisivo para o sucesso da festa, que já faz parte do calendário cultural de Serra dos Dourados.
Incidentes na noite anterior geram repercussão
Apesar do sucesso no domingo, a noite anterior ao evento foi marcada por confusão e comportamentos que geraram preocupação entre os organizadores e moradores do distrito. No sábado (17), vídeos que circularam pelas redes sociais mostraram tumultos e atos obscenos durante uma festa de rua em Serra dos Dourados.
Diante das imagens, a organização do evento enviou uma nota para OBemdito, deixando claro que não compactua com os episódios de vandalismo e violência registrados. A manifestação pública teve como objetivo preservar a imagem da cavalgada e esclarecer que os incidentes não têm relação com a proposta do evento oficial.
Nota de repúdio da organização
” A Comissão Organizadora da 16° Cavalgada dos Amigos de Serra dos Dourados vem a público agradecer a todos os participantes, amigos e colaboradores, as diversas Comitivas do nosso querido estado do Paraná, Comitiva de Teodoro Sampaio do estado vizinho São Paulo, Criadores e domadores de Muares e Equinos, Comunidade de Serra dos Dourados, visitantes, Policia Militar e Guarda municipal e autoridades presentes. O evento que ocorreu no domingo 18 de maio no período da manhã e início da tarde contou com mais de 3.500 cavaleiros, amazonas e muladeiros, e vale destacar que a maioria participou na companhia de seus familiares e amigos enaltecendo ainda mais o verdadeiro sentido da Cavalgada que é reviver a tradição boiadeira que é a história viva do nosso passado recente e que perdurará graças a eventos desta natureza.
Aos participantes e visitantes foi servido almoço com churrasco a vontade gratuitamente para coroar essa imensa confraternização ao ar livre. Lamentamos e repudiamos profundamente que paralelo ao evento, e sem nenhuma relação com o mesmo, pessoas de má-fé e índole questionável, promoveram algazarras, e cenas lamentáveis pelas ruas da cidade, cabendo a estes a ação das forças de segurança e o rigor da lei para que não se repita.”
Organização promete reforço na segurança
Em resposta aos acontecimentos do sábado, os organizadores afirmaram que estão estudando novas medidas para reforçar a segurança nas próximas edições do evento. A ideia é garantir que a cavalgada continue sendo um espaço de alegria e confraternização, sem que episódios de violência comprometam a tradição.
Apesar dos incidentes isolados, o evento do dia 18 foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes.