Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Sorrisos, música e fé marcam fim de semana de humanização no Hospital Cemil

Voluntários transformam ambiente hospitalar com palhaçaria, orações e gestos de carinho; ações reforçam cuidado integral com pacientes e equipes

Personagem Palhaço Carlito e grupos de voluntários animaram os corredores do hospital com arte, empatia e acolhimento (Foto assessoria)
Sorrisos, música e fé marcam fim de semana de humanização no Hospital Cemil
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 20 de maio de 2025 às 15h36 - Modificado em 20 de maio de 2025 às 15h37

Com risos, música e acolhimento, o Hospital Cemil, em Umuarama, viveu um fim de semana dedicado à humanização. Nos dias 17 e 18 de maio, a unidade hospitalar recebeu uma série de visitas voluntárias que emocionaram pacientes, acompanhantes e colaboradores. Estiveram presentes o projeto Uniparlhaços, o Palhaço Carlito, o Grupo Música e Alegria, além de outros voluntários.

No sábado pela manhã, os corredores do hospital foram tomados pela leveza dos Uniparlhaços — grupo formado por estudantes de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) — e do Palhaço Carlito, personagem do voluntário Carlos Antônio Zago.

Com figurino colorido e um sorriso largo, Carlito já atua há seis anos no Cemil. “Me capacitei com oficinas, cursos e experiências, e encontrei na palhaçaria uma maneira de viver e de tocar o outro com respeito e empatia”, relatou Zago.

Durante a tarde, o Grupo Música e Alegria, composto por jovens da Igreja Adventista, levou canções e palavras de fé aos quartos e áreas comuns da instituição. Com vozes suaves e mensagens de esperança, o grupo proporcionou conforto espiritual e emocional.

“Trazemos o remédio para a alma e saímos daqui também medicados pelo carinho e alegria com que somos recebidos. Ser voluntário é gratificante”, contou Ana Maria, voluntária que, ao lado das amigas Josefa e Dora, dedica os domingos a visitar pacientes com orações e escuta acolhedora.

A iniciativa é parte das ações da Comissão de Humanização do hospital e é valorizada pela gestão da instituição. “O impacto vai muito além dos pacientes. Toda a equipe se sente acolhida. Isso é humanização de verdade e vem reforçar o nosso compromisso com a saúde integral, o cuidado humanizado e nosso maior propósito: o Amor Pela Vida. Nossa gratidão a cada voluntário e voluntária”, destacou o superintendente do Hospital Cemil, Dr. João Jorge Hellú.

Interessados em participar das ações voluntárias podem procurar a Comissão de Humanização do hospital, localizada na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca, 3415, Zona VI, Umuarama (PR), de segunda a sexta-feira, em horário comercial. O telefone para contato é (44) 3621-9200.

(OBemdito com informações da assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas