
Frente fria avança pelo Paraná com previsão de tempestades e queda nas temperaturas
Sistema começa a atuar nesta terça (20) e deve provocar chuvas intensas principalmente na metade Sul do Estado


Uma nova frente fria começou a se formar nesta terça-feira (20) e já influencia o clima em parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sistema deve atravessar o território paranaense nos próximos dias, trazendo tempestades, queda nas temperaturas máximas e instabilidade climática, especialmente na metade Sul do Estado.
Entre quarta (21) e quinta-feira (22), as chuvas mais intensas estão previstas para as regiões Oeste, Sudoeste e Litoral, com volumes que podem variar entre 40 mm e 70 mm. Na metade Norte do Estado, também há previsão de precipitações, mas em forma de pancadas isoladas e com menor intensidade.
O Simepar monitora as condições atmosféricas com apoio de uma estrutura composta por 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas elétricas. Os dados são fundamentais para orientar ações de Defesa Civil e de outros órgãos estaduais diante de eventos climáticos extremos como tempestades, alagamentos, deslizamentos, secas e incêndios.
Apesar da queda nas temperaturas ao longo da semana, a previsão é de que o tempo volte a esquentar no fim de semana em algumas regiões do Paraná, com o afastamento da frente fria.
A previsão do tempo para os 399 municípios do Estado pode ser acompanhada no site do Simepar, que é atualizado duas vezes ao dia. As informações incluem previsão de chuvas, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e ventos, com detalhamento por hora para o dia atual e o seguinte.
Como o comportamento da atmosfera pode mudar rapidamente, o Simepar recomenda o acompanhamento diário das análises meteorológicas feitas por especialistas, disponíveis na página inicial do site, nas redes sociais e no canal de WhatsApp da instituição. Esses boletins oferecem explicações contextualizadas sobre os dados técnicos e as alterações previstas para cada região do Estado.