
Secretaria de Saúde atualiza sistema do Boletim Covid e casos confirmados sobem para 18.857
Antes eram 16.564 diagnósticos positivos de Covid em Umuarama, uma diferença de 2.293 casos


A Divisão de Vigilância em Saúde, responsável pela supervisão do banco de dados de informações sobre a covid-19 em Umuarama, apresentou nesta quinta-feira (30), um novo modelo do Boletim Covid, documento emitido diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Seguindo a tendência de outros municípios brasileiros, a partir de agora os informativos serão alimentados com dados do e-SUS Notifica (federal) e do Notifica Covid (estadual).
O novo sistema trouxe um incremento de 2.293 casos positivos para Umuarama. No boletim diário, divulgado na quarta-feira (29) a Secretaria Municipal de Saúde informou haver 16.564 umuaramenses positivados para a Covid (relembre aqui). Já nesta quinta-feira, com o novo sistema, foram anunciados 18.857 diagnósticos positivos (confira aqui).
Conforme a Secretaria de Comunicação o aumento é decorrente de umuaramenses que tiveram diagnóstico positivo em outras cidades do Paraná e fora do Estado. E também, pela agilidade do novo sistema em registrar os casos, houve confirmações que estavam represadas – desta forma atualizando todas as confirmações. De acordo com a Prefeitura, agora os casos estão atualizados e mais próximos da realidade.
FUNCIONAMENTO DO BOLETIM
Segundo Franzimar Morais, coordenador da Vigilância em Saúde, os boletins epidemiológicos publicados pelo município eram alimentados com dados obtidos dos atendimentos dentro do município, ficando evidenciada uma diferença em relação aos boletins de outras instâncias do governo.
“Aqui [em Umuarama], os dados eram captados por meio de e-mails, enviados pelos notificadores, que são os laboratórios farmácias, hospitais, unidades de saúde etc. Além de representar um esforço enorme, ainda exigia uma equipe grande de profissionais só para essa tarefa de conferir e cadastrar todas as informações”, explica.
Diante dessa situação, a Vigilância Epidemiológica observou a necessidade de mudanças na organização dos serviços de saúde, inclusive na parte administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.
“Temos normas para a obrigatoriedade de prestação de informações precisas em tempo hábil – 24 horas –, desta forma decidimos utilizar o Notifica Covid, que é alimentado com informações de pacientes de Umuarama atendidos Paraná afora, e o e-SUS Notifica, que traz dados de umuaramenses atendidos Brasil afora”, detalha.
Nos últimos meses, a Vigilância fiscalizou e notificou laboratórios e farmácias para que atualizassem com mais precisão e agilidade os sistemas de controle, melhorando a qualidade das notificações dentro do sistema Notifica Covid.
“Identificamos muitas inconsistências nas informações que eles [os notificadores] estavam repassando. Inclusive abrimos procedimentos prévios sanitários e administrativos para tentar resultados mais precisos. Porém, após analisarmos que ao optar pelo Notifica Covid teríamos mais qualidade de dados cadastrados, decidimos pela mudança”, relata.
NOVO VISUAL
O Boletim Covid está de cara nova. A quantidade de informações disponibilizadas foi reduzida, sem prejudicar a possibilidade de acompanhamento da situação da pandemia de coronavírus na cidade.
“Após apresentarmos as propostas de mudanças à Câmara Técnica, o COE (Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19) entendeu a necessidade de mudança e atualização no sistema de controle de informações. A partir de agora, as informações prestadas pelo município serão mais ágeis e afinadas com os dados oficiais do Estado e do Ministério da Saúde”, resumiu Morais.
(Redação OBemdito e Assessoria PMU)