
Mais de 4 mil eleitores têm Título cancelado em Umuarama por ausência nas urnas
Prazo para regularização terminou nesta segunda-feira (20); sem o documento, cidadão fica impedido de votar, obter passaporte e assumir cargo público


O prazo para regularizar o Título Eleitoral de quem não votou nem justificou ausência em três turnos seguidos das eleições encerrou-se nesta segunda-feira (20).
Em Umuarama, 4.149 pessoas que não cumpriram essa exigência terão o documento cancelado, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.737/2024 e no Provimento CGE nº 1/2025.
Já, em todo o Paraná, 328.847 pessoas vão também terem o seu Título Eleitoral cancelados pelo mesmo motivo.
Com o título cancelado, o eleitor ou eleitora fica impedido de votar, tirar passaporte, renovar matrícula em instituições públicas de ensino, assumir cargos públicos ou obter empréstimos em bancos estatais.
A suspensão também afeta a regularidade do CPF, já que a quitação eleitoral é uma condição necessária para mantê-lo em dia.
A regularização deve ser feita presencialmente nos Fóruns Eleitorais, das 12h às 18h, mediante apresentação de um documento com foto e comprovante de residência.
A multa por ausência às urnas é de R$ 3,51 por turno não justificado, podendo ser paga via boleto, Pix ou cartão de crédito.
Caso o cidadão não possa pagar, a juíza ou o juiz eleitoral pode dispensar o pagamento.
Se a biometria já estiver cadastrada, a regularização pode ser feita online pelo Autoatendimento Eleitoral no site do TSE, após quitação das multas. O procedimento inclui solicitação de revisão ou transferência de domicílio eleitoral.
O cancelamento do título não é comunicado individualmente. A consulta à situação eleitoral pode ser feita no site do TRE-PR, em “Serviços” > “Situação Eleitoral”, com número do título, CPF ou nome completo.
Curitiba lidera o ranking de cancelamentos no Estado, com 61.367 títulos suspensos. Em seguida aparecem Londrina (21.983), Maringá (12.488), Ponta Grossa (11.297), Cascavel (10.617), São José dos Pinhais (9.933), Foz do Iguaçu (8.894) e Colombo (7.703).
Dos 356 mil eleitores faltosos, apenas 7,14% (25.494 pessoas) regularizaram a situação até agora, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados nesta terça-feira (20).
Somente nesta segunda, foram registrados 4.728 atendimentos presenciais no Paraná.
O cancelamento não se aplica a eleitores com voto facultativo, como jovens menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas não alfabetizadas e pessoas com deficiência que enfrentem dificuldades extremas para votar.
(OBemdito com informações do TRE-PR)