Redação Publisher do OBemdito

Umuarama terá ações no Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer de mama

Desde que chegou ao Brasil, nos anos 1990, a campanha Outubro Rosa já foi responsável por salvar a vida de […]

Fotos: Assessoria PMU
Umuarama terá ações no Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer de mama
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de outubro de 2021 às 18h14 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 21h23

Desde que chegou ao Brasil, nos anos 1990, a campanha Outubro Rosa já foi responsável por salvar a vida de milhares de mulheres, com sua mensagem de conscientização sobre o câncer de mama. Em Umuarama, a parceria dos Rotarys Club com a Secretaria Municipal de Saúde – e vários parceiros apoiadores – resulta em uma das mais importantes ações sobre a doença de toda a região.

Hermes Pimentel prestigiou o jantar de lançamento do Outubro Rosa e colocou a administração municipal à disposição para dar suporte às diversas atividades programadas para todo o mês de outubro. “Esse trabalho de união de parceiros vai salvar muitas vidas. E isso não tem preço”, resumiu o prefeito.

Durante o jantar de lançamento da campanha, foram apresentados números – sempre preocupantes – sobre o câncer na cidade. “No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste”, comentou Valdete Sperandio Cruz, do Rotary Club Catedral e uma das coordenadoras do Outubro Rosa em Umuarama.

A coordenadora acrescentou: “Para o ano de 2021, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que devem ocorrer 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. O diagnóstico precoce é mais que fundamental: é determinante para salvar vidas”.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil (veja tabela nesta página).

Em Umuarama há várias unidades que realizam mamografia sem custos, pelo SUS (Sistema Único de Saúde): Unidade Radiológica, Card, Uopeccan.

“Para atendimento no Card e Unidade Radiológica os encaminhamentos são feitos nas unidades básicas de saúde, já no Hospital Uopeccan a paciente pode ir direto. Neste mês todas as UBS terão horário especial para solicitação de mamografia e coleta de preventivo”, informa Maria Harue Takaki, secretária municipal de Saúde.

O INÍCIO DA LUTA

O Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

RASTREAMENTO É FUNDAMENTAL

De acordo com estudos do Inca, o rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos é capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama, razão pela qual as ações de controle devem ser voltadas para ampliação da cobertura na faixa etária alvo.

“A produção de exames de investigação diagnóstica do câncer de mama vem crescendo ao longo dos anos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e reduziu em 2020, em função da pandemia de covid-19, comentou Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde.

Ela acrescenta que na cidade há várias unidades que realizam mamografia sem custos, pelo SUS (Sistema Único de Saúde): Unidade Radiológica, Card, Uopeccan. “Para atendimento no Card e Unidade Radiológica os encaminhamentos são feitos nas unidades básicas de saúde, já no Hospital Uopeccan a paciente pode ir direto. Neste mês todas as UBS terão horário especial para solicitação de mamografia e coleta de preventivo”, finaliza.

Incidência   

Região Sul                10.890           71,16

Paraná                     3.470            59,26

Rio Grande do Sul     4.050            69,50

Santa Catarina 3.370            93,05

Brasil                      66.280           61,61

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas