
7ª Subdivisão de Polícia de Umuarama receberá reforço com novo delegado e mais 5 agentes
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou 126 novos policiais civis nesta semana


A 7ª Subdivisão de Polícia Civil (7ª SDP) de Umuarama receberá reforço nos próximos dias. Os novos integrantes são um delegado e cinco agentes de polícia judiciária. O delegado-chefe da unidade, Gabriel Menezes, confirmou a informação na tarde de quarta-feira (21).
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) formou 126 novos policiais civis na noite da última terça-feira (20), em cerimônia realizada no Teatro Guaíra, em Curitiba. A turma conta com 12 delegados, 106 agentes de polícia judiciária e 8 papiloscopistas policiais. Eles reforçarão o efetivo da instituição em todo o Estado.
“O reforço do efetivo qualificado da Polícia Civil é resultado direto dos investimentos estruturantes feitos pelo Governo do Estado”, afirma o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Com mais profissionais bem preparados, ampliamos a capacidade de resposta da segurança pública e aproximamos os serviços do cidadão”.
A área de abrangência da 7ª SDP envolve 15 municípios. De acordo com o delegado-chefe, a comarca de Icaraíma receberá um novo delegado em breve. Além disso, três novos agentes de polícia judiciária irão atuar em Icaraíma, Cruzeiro do Oeste e Goioerê. “Todos esses são novos servidores que concluíram o curso de formação. Além disso, a delegacia de Umuarama receberá dois novos agentes, que já estavam lotados em outras unidades do Estado”, explicou Gabriel Menezes.
Reforço na Polícia Civil em todo o Estado
Os profissionais que se formaram nesta semana passaram no concurso público realizado em 2021 e, primeiramente, eles tomaram posse no dia 10 de janeiro deste ano. Em seguida, os servidores iniciaram o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), com duração de 18 semanas.
O conteúdo abrangeu disciplinas teóricas e práticas, com foco em técnicas de investigação, legislação aplicada às delegacias especializadas e uso de equipamentos policiais.
A carga horária foi de 770 horas para delegados, 766 horas para agentes de polícia judiciária e 792 horas para papiloscopistas. “Buscamos oferecer uma formação atualizada, abrangente e voltada para a prática, com foco nas realidades enfrentadas pelos policiais civis no dia a dia”, explica o diretor da ESPC, delegado Valderes Luiz Scalco.
A formação dos novos policiais integra o plano estratégico de fortalecimento da PCPR, implementado já na primeira gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Essa é uma entrega concreta da política de fortalecimento da Polícia Civil em todo o Paraná. Os novos servidores representam um avanço na interiorização do atendimento qualificado e na ampliação da capacidade de investigação da instituição”, destaca o delegado-geral da PCPR, Sílvio Jacob Rockembach.
Atendimentos mais ágeis
Os novos policiais civis atuarão diretamente na investigação de crimes. Além disso, farão a lavratura de flagrantes, condução de inquéritos, execução de operações, perícias papiloscópicas e interlocução com o Poder Judiciário. A expectativa é agilizar atendimentos e procedimentos nas centrais de flagrante, distritos, delegacias regionais e especializadas.
Desde 2019, com a atual política de valorização das forças de segurança, a PCPR já incorporou 991 novos servidores. Em 2022, a instituição realizou a maior contratação da história, com o ingresso de 400 policiais civis, o que garantiu a presença de delegados em todas as 161 comarcas do Paraná.
(Informações: OBemdito e AEN)