
Estudantes do IFPR criam exposição sobre protozoários causadores de doenças
A mostra está montada na passarela interna de um dos blocos do IFPR e pode ser visitada gratuitamente

Alunos do 3º ano do curso técnico integrado em Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama, elaboraram uma exposição educativa com o tema Protozoários Perigosos. A atividade faz parte da avaliação bimestral da disciplina, sob a coordenação do professor Marcelo Elias.
O objetivo foi ampliar a compreensão dos alunos sobre protozoários patogênicos e suas implicações para a saúde pública. O trabalho apresenta modelos gigantes de nove protozoários causadores de doenças. Estão representados: Balantidium coli, Entamoeba histolytica, Giardia duodenalis, Leishmania sp., Plasmodium sp., Toxoplasma gondii, Trichomonas vaginalis, Trypanosoma brucei e Trypanosoma cruzi.
A mostra está montada na passarela interna de um dos blocos do IFPR e pode ser visitada gratuitamente por estudantes, servidores e pela comunidade externa até 26 de maio. De acordo com os professores orientadores, o projeto busca dar maior visibilidade aos estudos em microbiologia com foco na saúde única, conceito que integra saúde humana, animal e ambiental.
“Para além de um aprendizado mais significativo e criativo, a presente instalação também se propõe como um espaço de popularização e divulgação do conhecimento científico”, destaca um dos responsáveis.
Os modelos, confeccionados com materiais diversos, ajudam na visualização ampliada de estruturas celulares microscópicas. Isso facilita o entendimento das características biológicas desses agentes infecciosos.
A iniciativa também estimula o interesse pela ciência e contribui para a formação crítica dos estudantes. Ao unir arte, ciência e saúde, o projeto se consolida como exemplo de ensino prático e interdisciplinar. A exposição “Protozoários Perigosos” permanece aberta até o próximo domingo, dia 26 de maio, no campus do IFPR em Umuarama.


