Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Umuarama realiza 1ª Conferência LGBTQIA+ em junho

Evento discutirá enfrentamento à violência, inclusão social e políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+

Anfiteatro Haruyo Setogutte, na Prefeitura de Umuarama, será palco do encontro que busca ampliar o debate sobre cidadania e direitos da população LGBTQIA+ (Foto freepik)
Umuarama realiza 1ª Conferência LGBTQIA+ em junho
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 23 de maio de 2025 às 17h58 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 17h59

Umuarama sediará no dia 16 de junho a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. O evento ocorrerá no Anfiteatro Haruyo Setogutte, na sede da Prefeitura (avenida Rio Branco, 3717), das 13h30 às 17h30.

A conferência tem como objetivo principal debater propostas para a construção de políticas públicas inclusivas, combater a violência contra a população LGBTQIA+ e garantir direitos fundamentais. Durante o encontro também serão eleitos delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.

A programação será iniciada às 13h30 com o credenciamento dos participantes, seguido de uma apresentação cultural. A mesa de honra será formada às 14h, com a leitura e aprovação do regimento interno na sequência. Uma palestra temática está prevista para as 15h, antecedendo o coffee break.

Os debates principais começam às 16h, quando os participantes serão divididos em quatro grupos temáticos:

  • Eixo I – Enfrentamento à violência contra pessoas LGBTQIA+
  • Eixo II – Trabalho digno e geração de renda
  • Eixo III – Interseccionalidade e internacionalização
  • Eixo IV – Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

Às 17h acontece a plenária final, momento em que as propostas debatidas serão votadas e os delegados eleitos. O encerramento está previsto para 17h30.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas online (link a ser informado). No formulário, o participante deve informar nome completo, nome social (se utilizar), CPF ou RG, telefone, faixa etária, identidade de gênero, orientação sexual, raça/cor, necessidades de acessibilidade e o eixo temático de preferência.

A iniciativa marca um avanço no fortalecimento da democracia participativa e na promoção da equidade de direitos, segundo a organização do evento. Link para inscrição: (clique aqui)

(OBemdito com informações da assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas