
Massa de ar polar trará frio intenso e chuva ao Sul nesta semana; vídeo
Onda de frio deve derrubar termômetros a ficar abaixo de zero no Sul; Norte e Nordeste terão chuva e calor em padrões típicos da estação

O início da última semana de maio será marcado por contrastes no clima brasileiro. A primeira grande onda de frio do ano avança sobre o Sul a partir desta terça-feira (27), trazendo chuva forte e queda brusca de temperatura, enquanto outras regiões do país seguem com calor ou chuvas típicas de fim de outono.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, um sistema de baixa pressão combinado a ventos do Sul provocará pancadas fortes, raios e ventania, sobretudo nas regiões oeste e central. Porto Alegre também pode registrar chuvas moderadas a fortes. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta moderado para risco de enchentes em Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
No Paraná, o tempo deve permanecer firme nesta terça, com temperaturas em elevação, mas a partir de quarta-feira (28) as mínimas deverão cair para perto de 0 °C em áreas do Centro-Sul e do Sudeste do estado, chegando a negativo no extremo Sul. A faixa Norte paranaense, até então quente, verá mínimas em torno de 4 °C.
O sol aparecerá em todas as regiões, o que fará as temperaturas subirem no período da tarde. Elas podem chegar a 30°C no Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, com destaque para Capanema, Guaíra e Loanda. Nestas regiões, a umidade relativa do ar estará baixa.
O meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, explica que duas frentes frias vão cruzar o país esta semana. A primeira chega nesta terça e provoca chuva no Sul e instabilidade em São Paulo e Mato Grosso. A segunda, entre os dias 31 e 1º de junho, intensifica o ar polar, gerando novo declínio de temperatura no Sudeste e no Centro-Oeste.
Em partes de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde a umidade permanecer alta, há até chance de geada e neve. “Quem reclamou do frio ameno até agora poderá finalmente comemorar: a massa polar será intensa e ampla”, afirma Furlan.
No Norte, a incursão do ar frio desencadeia friagem — queda rápida de temperatura — em Rondônia, Acre e sul do Amazonas. As outras áreas do Norte e o Nordeste terão chuva moderada a forte no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, além de pancadas isoladas entre Maranhão e Piauí. Interior do Nordeste e Tocantins permanecem secos, com umidade abaixo de 30% em Pernambuco, sul do Piauí e oeste da Bahia.
Nesta segunda-feira (26), o tempo seco predomina em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com calor à tarde e umidade variável. O interior paulista, oeste mineiro e Centro-Oeste enfrentam umidade relativa abaixo de 30%, enquanto o litoral capixaba pode ter chuvas fortes isoladas.
A hipótese de formação de um ciclone extratropical no Atlântico, próxima à costa gaúcha, na quinta-feira (29), preocupa especialistas por causar rajadas de até 100 km/h e ressaca no litoral do Sul e Sudeste. Ainda há incertezas sobre a intensidade e o trajeto do sistema, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologista.
Entre quarta e o início de junho, o Brasil viverá cenas simultâneas de frio rigoroso no Sul e calor em outras regiões — a instabilidade climática típica da transição de estações. Com termômetros despencando e chuva forte, o Sul entra oficialmente no inverno meteorológico.