Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inmet emite alerta de perigo para queda de temperatura a partir desta quarta-feira

O Inmet emitiu alerta laranja de perigo para queda de temperatura acima de 5°C, com risco à saúde, válido para sete estados, incluindo todo o Paraná

Imagens: Inmet
Inmet emite alerta de perigo para queda de temperatura a partir desta quarta-feira
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 27 de maio de 2025 às 09h39 - Modificado em 27 de maio de 2025 às 09h39

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para queda acentuada de temperatura, indicando risco à saúde da população. O aviso, classificado como de “perigo”, atinge 7 estados – incluindo todo o Paraná – e prevê uma redução superior a 5ºC nas temperaturas. O alerta entra em vigor à 0h01 desta quarta-feira (28) e segue até as 10h da quinta-feira (29).

A queda brusca nas temperaturas se deve à chegada de uma frente fria que vai atuar em diversas regiões do Brasil durante a última semana de maio. Os efeitos podem se estender até os primeiros dias de junho. Cidades como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Campo Grande devem registrar mínimas abaixo de 10ºC nesse período.

Dois avisos sucessivos: entenda o impacto

O Inmet emitiu dois alertas sucessivos relacionados à queda de temperatura. Ambos são considerados de nível “perigo”, devido ao potencial impacto na saúde da população e na rotina de quem vive nas regiões afetadas. As informações fazem parte da plataforma Alert-AS, do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos.

  • Primeiro aviso: abrange o período entre os dias 28 e 29 de maio, com efeito previsto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, partes do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
  • Segundo aviso: cobre o intervalo entre 29 e 30 de maio, afetando outras partes de São Paulo, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.
Inmet Emite Alerta De Perigo Para Queda De Temperatura

Onda polar avança com força

O sistema de origem polar, que tem trajetória continental, vai começar atuando no Sul e depois avançar para outras regiões do país. A previsão indica que o frio chegará em duas ondas distintas:

  • Primeira onda: a frente fria começa a avançar na terça-feira (27), provocando chuvas no Sul e gerando instabilidades em São Paulo e no Mato Grosso.
  • Segunda onda: entre os dias 31 de maio e 1º de junho, há previsão de reforço no ar polar, o que deve acentuar a queda de temperatura no Sudeste e no Centro-Oeste.

Regiões sob influência da frente fria

De acordo com o alerta do Inmet, as áreas que podem ser impactadas pela queda significativa nas temperaturas incluem regiões do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte. As localidades afetadas são:

  • Paraná: Norte Pioneiro Paranaense, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense. Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro-Sul Paranaense.
  • Santa Catarina: Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte Catarinense, Sul Catarinense.
  • Rio Grande do Sul: Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense.
  • São Paulo: Presidente Prudente, Bauru, Araçatuba, Marília, Itapetininga, Assis, Litoral Sul Paulista.
  • Mato Grosso do Sul: Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Pantanais Sul Mato-grossense, Centro-Sul Mato-grossense.
  • Mato Grosso: Sudeste Mato-grossense, Sudoeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense.
  • Rondônia: Leste Rondoniense.
  • Outras regiões: Madeira-Guaporé.

Prevenção e cuidados

Diante do alerta, o Inmet recomenda atenção especial com pessoas mais vulneráveis como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. O órgão também alerta para os cuidados com a saúde, especialmente em relação a doenças respiratórias, que costumam se agravar com a queda acentuada de temperatura.

A recomendação é buscar abrigo adequado, manter-se agasalhado, evitar mudanças bruscas de temperatura e ficar atento aos boletins meteorológicos nos próximos dias.

Leia também: Defesa Civil alerta para temporais no Paraná e Inmet avisa sobre queda de temperatura

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas