Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Frente fria derruba temperaturas e leva geada a quase todo Paraná

Essa quarta-feira marca início de forte queda térmica com mínimas que podem ficar abaixo de 0°C em algumas regiões

Frente fria chega ao Paraná com previsão de geada generalizada e mínimas negativas no Centro-Sul e Sudoeste do Estado (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Frente fria derruba temperaturas e leva geada a quase todo Paraná
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 28 de maio de 2025 às 10h45 - Modificado em 18 de agosto de 2025 às 16h34

O Paraná vai enfrentar uma virada brusca no tempo a partir desta quarta-feira (28), com forte queda nas temperaturas em praticamente todas as regiões. O avanço de uma massa de ar polar após a passagem de uma frente fria trará mínimas até 15°C mais baixas que nos dias anteriores e aumentará o risco de geada generalizada até a sexta-feira (30).

Nas regiões Oeste, Norte e Noroeste, que vinham registrando tardes quentes até esta terça-feira (27), o clima muda radicalmente. Em Toledo, por exemplo, que tem média histórica de 17,7°C para maio, as temperaturas registradas até agora chegaram a 22,1°C — 4,3°C acima da média. Com a mudança no clima, a cidade deve registrar mínima de 5°C e máxima de 14°C na sexta-feira, uma queda de 14°C em relação ao início da semana.

Em Capanema, a queda também será expressiva: de 28°C de máxima nesta terça para apenas 14°C na quinta-feira, e mínimas que podem chegar a 5°C. Já Paranavaí, no Noroeste, vai de 28°C para 14°C na máxima e deve registrar uma mínima de 6°C — metade da menor temperatura registrada até agora em 2025.

No Norte Pioneiro, Santo Antônio da Platina enfrentará uma queda de até 12°C nas mínimas e 11°C nas máximas, com temperaturas chegando a 5°C na sexta-feira. Já em Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul, a temperatura mínima deve despencar de 18°C para 3°C, com máxima de apenas 14°C.

Mesmo Curitiba, acostumada com o frio, sentirá a diferença. A capital paranaense deve registrar mínima de 3°C na sexta-feira, o que representará 6°C a menos do que a menor temperatura do ano até agora, de 9,4°C.

A previsão do Simepar também aponta para risco elevado de geada na quinta e sexta-feira. Os Campos Gerais, a região Central, o Sudeste e o Sudoeste devem ter geada de moderada intensidade, com risco forte nas microrregiões de Palmas e General Carneiro. Apenas o Litoral deve escapar das baixas temperaturas.

“Na próxima semana o crescimento da temperatura será lento. Ainda fará frio durante as madrugadas e manhãs”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar. O instituto recomenda que produtores e moradores acompanhem o Alerta Geada, serviço disponível no site do Simepar, que informa a possibilidade de ocorrência e a intensidade do fenômeno com até 72 horas de antecedência.

Segundo os dados do Simepar, 71% dos municípios paranaenses registraram desmatamento zero em áreas de Mata Atlântica em 2024 — fator que influencia na conservação dos microclimas locais, como a formação de geadas.

A massa polar também marcará um novo padrão no comportamento térmico típico do outono: ao contrário do habitual, em que as temperaturas sobem ao longo do dia, desta vez as máximas ocorrerão pela manhã e cairão ao longo do dia. Com ventos intensos, a sensação térmica será ainda mais baixa em várias regiões.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas