
Acidentes crescem em Umuarama e Polícia Militar faz apelo urgente por trânsito mais seguro
Iniciativa alerta sobre excesso de velocidade, principal causa das ocorrências; só neste ano, cinco pessoas morreram e 266 ficaram feridas em acidentes na cidade

Na manhã desta quarta-feira (28), por meio de um vídeo, o 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM) lançou oficialmente uma campanha de conscientização no trânsito em Umuarama. A ação foi motivada pelo aumento nos índices de acidentes registrados na cidade neste ano.
A iniciativa da corporação militar busca, segundo o próprio comando da Polícia Militar na cidade, salvar vidas por meio da educação e da mudança de comportamento dos motoristas.
“Solicitamos à comunidade maior atenção e prudência no trânsito de Umuarama, para que tenhamos um número menor de pessoas feridas e mortas em acidentes. Venha conosco nessa causa”, afirmou o tenente-coronel Cláudio Roberto Longo Silva, comandante do 25º BPM.
Segundo a corporação, de janeiro a maio de 2025, houve um aumento de 9% nos acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período de 2024. Os números preocupam: 266 pessoas ficaram feridas e cinco morreram.
Do total de acidentes registrados, 238 envolveram motocicletas e motonetas — o que reforça o alerta para os riscos enfrentados por condutores e passageiros desses veículos.
“A maioria dos acidentes que atendemos está ligada ao excesso de velocidade. É uma estatística que se repete diariamente e, infelizmente, muitas vítimas ficam com sequelas permanentes”, relatou o soldado Fernando Ferreira de Cristo, que atua no policiamento de trânsito em Umuarama.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que entre 30% e 50% dos acidentes de trânsito no mundo são causados por velocidade excessiva, o que corrobora com a realidade local.
Para o tenente Felipe Cesar Alves Kister, também participante da campanha, os números são um sinal de alerta. “É um dado muito preocupante. Precisamos da colaboração de todos para mudar esse cenário”, declarou.
Encerrando a apresentação, o tenente-coronel reforçou o apelo à população: “A gente faz esse pedido com seriedade. Reduzir a velocidade salva vidas. Que cada um faça a sua parte”.
Graves acidentes
Nesta terça-feira (27), Yeison Fernando Salazar Sanches, de 19 anos, natural da Colômbia, morreu em um grave acidente que aconteceu por volta das 11h40 na rodovia PR-323, trecho de contorno próximo ao Parque de Exposições de Umuarama.
Mais um acidente grave
Este é o segundo acidente com morte registrado no mesmo trecho da PR-323 em menos de uma semana. Na última quarta-feira (21), Milton José do Rosário, de 65 anos, morador de Cruzeiro do Oeste, morreu após uma colisão envolvendo uma ambulância, um caminhão carregado de cimento e um automóvel.
Vítima ainda internada
A esposa de Milton, Francisca Medeiros do Rosário, de 59 anos, permanece internada em estado crítico na UTI do Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Umuarama. O casal estava voltando de uma consulta oftalmológica.