Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Dia Livre de Impostos pode reduzir preços em até 70%, afirma CNDL

A mobilização conta com a adesão de mais de 100 mil estabelecimentos comerciais em cerca de 1.500 cidades brasileiras

Foto: Ilustrativa/Andrew Lozovyi/Deposit Photos
Dia Livre de Impostos pode reduzir preços em até 70%, afirma CNDL
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 29 de maio de 2025 às 08h40 - Modificado em 29 de maio de 2025 às 09h08

Nesta quinta-feira (29), acontece em todo o país o “Dia Livre de Impostos”, campanha promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). A ação ocorre nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e propõe a venda de produtos e serviços sem o valor correspondente aos tributos embutidos no preço final.

De acordo com a CNDL, a proposta é alertar a população, o poder público e os setores do comércio sobre os efeitos da alta carga tributária praticada no Brasil. Os organizadores afirmam que, como resultado, os descontos nas lojas participantes podem chegar a até 70%.

Participação de lojistas e tipos de comércio

A mobilização conta com a adesão de mais de 100 mil estabelecimentos comerciais em cerca de 1.500 cidades brasileiras. Estão incluídas lojas de rua, shopping centers, postos de combustíveis, prestadores de serviços, bem como restaurantes, que se comprometem a oferecer ao consumidor produtos sem o repasse da carga tributária.

De acordo com a entidade organizadora, a campanha é considerada como a maior ação de conscientização sobre o impacto dos impostos nos preços dos bens de consumo no país.

Declarações da entidade organizadora

“O Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre o impacto dos impostos nos bens de consumo na vida do cidadão. A ação ganha ainda mais força diante da regulamentação da reforma tributária”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Segundo ele, a medida é sobretudo um passo importante para estimular o debate sobre um sistema mais equilibrado.

“O país necessita de um ambiente de negócios menos burocrático e oneroso, com um sistema de arrecadação justo, eficiente e que sirva de base para o aumento da competitividade, da produtividade e da redução das enormes diferenças sociais do Brasil”, pontua.

Expectativa de impacto

A expectativa da Confederação é de que mais de 2 milhões de consumidores aproveitem as promoções. A campanha busca evidenciar o peso dos tributos no consumo cotidiano e estimular o debate sobre a reforma do sistema tributário nacional.

Leia também: Entregou a declaração imposto de renda? Veja o que fazer após o envio ao Fisco

Como participar

Os lojistas interessados em aderir à iniciativa ainda podem se cadastrar por meio do site oficial do “Dia Livre de Impostos”. A página reúne informações sobre a campanha, orientações para os comerciantes e os critérios de participação.

Confira todas as lojas participantes no Paraná e em outras regiões do Brasil clicando aqui

A ação, tradicionalmente realizada anualmente, vem ganhando visibilidade com a crescente discussão sobre a reforma tributária em curso no Congresso Nacional. A organização acredita que movimentos como esse contribuem para ampliar a conscientização pública e pressionar por mudanças estruturais no sistema fiscal brasileiro.

(OBemdito com informações CNDL)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas