
Umuarama conclui ciclo formativo do projeto nacional de leitura e escrita na Educação Infantil
O seminário teve como proposta socializar experiências vividas ao longo da formação


O programa, de abrangência nacional, teve como objetivo aprimorar o trabalho com as linguagens oral e escrita nas turmas de Educação Infantil 4 e 5. Iniciado em agosto de 2024, o curso ofereceu suporte técnico e pedagógico contínuo aos docentes, com foco em práticas que respeitam o tempo e a singularidade das crianças de 4 a 6 anos.
A secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, destacou a importância do engajamento dos educadores. “São profissionais que, com estudo e compromisso, fortaleceram práticas centradas nas interações e nas brincadeiras — fundamentos do trabalho pedagógico com a infância”, afirmou.
O seminário teve como proposta socializar experiências vividas ao longo da formação. Professores apresentaram relatos e atividades que evidenciaram avanços no processo de aprendizagem das crianças. O compartilhamento visou destacar como cada planejamento contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita na primeira infância.
O projeto LEEI integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política pública do governo federal para garantir alfabetização na idade certa. A proposta é ampliar o acesso à leitura e à escrita desde os primeiros anos de vida escolar, fortalecendo a base da educação.
Por meio de materiais didáticos específicos e práticas orientadas, o programa busca tornar o processo de alfabetização mais prazeroso e eficaz. Também estimula a participação da família e de outros agentes da comunidade escolar, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil.