Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Após a primeira onda de frio, temperaturas voltam a subir no Paraná

Em Umuarama, os termômetros marcaram 3,2°C, a menor temperatura deste ano de 2025

Foto: Roberto Dziura/AEN
Após a primeira onda de frio, temperaturas voltam a subir no Paraná
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 30 de maio de 2025 às 16h02 - Modificado em 30 de maio de 2025 às 18h02

O Paraná registrou nesta sexta-feira (30) a primeira geada e a primeira temperatura negativa de 2025. Cidades como Toledo e Palotina amanheceram com mínimas de 0,8°C e 1,8°C, respectivamente, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Além dessas, municípios como Mandaguari e Quatro Pontes também tiveram registro de geada. Em outras cidades, no entanto, a previsão não se confirmou. A nebulosidade impediu o resfriamento necessário para a formação do fenômeno. Em Umuarama, os termômetros marcaram 3,2°C, a menor temperatura deste ano de 2025.

De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a presença de um sistema atmosférico em níveis mais altos da atmosfera favoreceu a formação de nuvens. “Isso dificultou a queda acentuada de temperatura no Sul do Estado”, explica.

Capanema, por exemplo, teve mínima de 8,5°C, acima dos 5,8°C registrados na quinta-feira (29). No Litoral, as menores temperaturas foram de 11,4°C em Paranaguá, 11°C em Guaratuba e 10,5°C em Antonina.

Segundo o Simepar, o fim de semana ainda pode ter frio nas regiões mais ao Sul. General Carneiro pode registrar 2°C no sábado. Contudo, as geadas devem ser fracas e isoladas.

No Norte e Oeste do Paraná, o tempo firme predomina. Assis Chateaubriand, Londrina, Maringá e Loanda podem chegar a 25°C no domingo. A umidade vinda do oceano pode provocar chuvas fracas e pontuais nas praias ao amanhecer.

A previsão para a primeira semana de junho indica aumento da instabilidade. As chuvas devem começar no Oeste e se espalhar pelo Estado ao longo do dia. Há possibilidade de temporais localizados. A partir da próxima segunda-feira (2), a tendência é de aumento relativo nas temperaturas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Estado.

(OBemdito com informações AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas