
Júri condena acusado de tentativa de homicídio em Umuarama a 3 anos e 10 meses de reclusão
O crime ocorreu em 2021 no Parque Tarumã, em Umuarama. Na época dos fatos a vítima tinha 17 anos


O Tribunal do Júri da Comarca de Umuarama condenou um homem acusado de tentativa de homicídio a 3 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão. A sessão de julgamento aconteceu nesta sexta-feira (30) no Fórum de Umuarama. Os trabalhos começaram às 9h e terminaram após às 15h.
O caso em análise envolvia Edison Carlos de Souza Machado. O Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) denunciou o réu pelo crime de tentativa de homicídio. O crime aconteceu no dia 10 de novembro de 2021.
De acordo com a denúncia, Edison feriu um adolescente de 17 anos com um golpe de faca. Autor e vítima estavam em um terreno baldio na Rua Joaquim Távora, Parque Tarumã, em Umuarama, quando o fato ocorreu.
O MPPR denunciou Edison pela prática do crime relativo ao artigo 121, §2º, inciso II, c/c artigo 14, inciso II, ambos do Código Penal. Trata-se de homicídio qualificado por motivo fútil (inciso II do §2º do artigo 121) que não foi consumado (artigo 14, inciso II).
Após os procedimentos inerentes à sessão de júri, o corpo de jurados considerou que o acusado cometeu tentativa de homicídio. Porém, não foram aceitas as qualificadoras. Dessa forma, a sentença foi de tentativa de homicídio simples.
Após a decisão do júri, o Juiz de Direito Adriano César Moreira, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Umuarama, fez o cálculo da pena. Por fim, a condenação chegou a 3 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão, sendo que o condenado iniciará o cumprimento da pena em regime semiaberto.
O defensor público do Estado do Paraná, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, fez a defesa do réu.
Relembre o crime
Edison respondia pela acusação de tentativa de homicídio. O autor teria praticado o delito com golpe de faca contra um adolescente de 17 anos (idade da vítima na data do crime). O fato aconteceu no dia 10 de novembro de 2021, uma quarta-feira, por volta da meia-noite. O crime ocorreu em um terreno baldio na Rua Joaquim Távora, Parque Tarumã, em Umuarama.
Edison na época dos fatos tinha 42 anos. O acusado fugiu a pé após esfaquear o adolescente, que era seu vizinho. Populares acionaram a Polícia Militar (PM), que prendeu o suspeito embaixo de uma árvore nas proximidades do local da ocorrência. A vítima foi socorrida e encaminhada a um hospital.
Na ocasião, o pai da vítima relatou aos PMs que o autor era conhecido deles e que tinha problemas com a família. Além disso, o homem também disse que o acusado estava armado com uma faca e teria pulado o muro da casa. Segundo ele, quando o filho foi verificar do que se tratava recebeu um golpe no abdômen. Posteriormente, os policiais prenderam o suspeito e o encaminharam à Delegacia de Polícia Civil. A PM também apreendeu a faca utilizada na tentativa de homicídio.