Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Professora morre após mal súbito durante cobrança sobre desempenho em escola pública

Silvaneide Monteiro Andrade, de 56 anos, lecionava língua portuguesa e sofreu um infarto após ser chamada por equipe pedagógica para discutir metas

Silvaneide Monteiro Andrade, de 56 anos, desmaiou enquanto era cobrada por membros da equipe pedagógica (Foto Reprodução Rede Social)
Professora morre após mal súbito durante cobrança sobre desempenho em escola pública
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 31 de maio de 2025 às 10h59 - Modificado em 31 de maio de 2025 às 10h59

Uma professora de língua portuguesa da rede estadual morreu nesta sexta-feira (30), após sofrer um infarto fulminante dentro da escola onde lecionava, no bairro Xaxim, em Curitiba.

Silvaneide Monteiro Andrade, de 56 anos, desmaiou enquanto era cobrada por membros da equipe pedagógica sobre metas de desempenho em uma plataforma de redação.

De acordo com a APP-Sindicato, que representa os professores da rede estadual, a docente foi chamada por volta das 12h à sala da equipe pedagógica do Colégio Estadual Jayme Canet, onde estavam presentes pedagogas e integrantes do Núcleo Regional de Educação.

Durante a conversa, Silvaneide passou mal, perdeu a consciência e não resistiu, apesar do atendimento prestado por uma equipe do Samu.

Em nota oficial, a APP lamentou a morte da educadora. “A APP-Sindicato recebeu com imensa tristeza a notícia do falecimento da professora PSS Silvaneide Monteiro Andrade, ocorrido nesta sexta-feira (30), durante seu expediente de trabalho […] A direção estadual da APP-Sindicato manifesta os mais profundos sentimentos de solidariedade à comunidade escolar do Colégio Estadual Jayme Canet e aos familiares e amigos da professora”, afirmou a entidade.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) também confirmou a ocorrência e afirmou que “a equipe escolar acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou atendimento no local, mas, infelizmente, a profissional veio a óbito”.

Nas redes sociais, colegas de profissão e amigos lamentaram a morte de Silvaneide, destacando sua dedicação à educação pública e o impacto da pressão por metas sobre a saúde mental e física dos professores.

A APP-Sindicato informou que acompanha o caso e presta apoio à comunidade escolar e à família da docente.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas